Empresas

Região de Coimbra lidera rede de transferência no setor dos transportes

Notícias de Coimbra com Lusa | 33 minutos atrás em 10-10-2025

  A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra vai liderar uma rede de transferência composta por oito parceiros internacionais no setor dos transportes.

“O principal objetivo desta rede, que tem um financiamento global para todos os parceiros da rede de 696.093,34 euros, passa por permitir a transferência do modelo do SIT Flexi, adaptando-o às necessidades específicas de cada um dos parceiros. Adicionalmente, os oito parceiros irão cocriar e dimensionar soluções digitais inovadoras que serão testadas e implementadas ao longo dos 30 meses do projeto, com início previsto para novembro de 2025 e término em abril de 2028”, referiu hoje a comunidade.

O SIT FLEXI – Transporte de Passageiros Flexível a Pedido, de acordo com a Região de Coimbra, foi “selecionado como um dos 25 projetos mais inovadores que vão ser replicados em Redes de Transferência do programa europeu URBACT IV.

PUBLICIDADE

“O SIT FLEXI foi escolhido entre inúmeras candidaturas que envolveram 283 parceiros de 31 países”.

A rede de transferência é composta pela Roménia (Área Metropolitana de Cluj), Grécia (Agência de Desenvolvimento de Tessalónica), Hungria (Município de Kiskunhalas), França (Eurometrópole de Estrasburgo), Eslovénia (Município de Mengeš), Sérvia (Município de Uzice) e Montenegro (Município de Bijelo Polje).

“Este reconhecimento é um testemunho do trabalho desenvolvido pela CIM Região de Coimbra na área dos transportes e mobilidade, destacando a sua aposta na promoção de soluções inovadoras de mobilidade acessível e inclusiva nas zonas de baixa densidade demográfica da região”.

O projeto SIT Flexi já tinha sido escolhido, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, para implementar soluções de tecnologia 5G adaptadas ao transporte flexível.

O programa URBACT é uma iniciativa da União Europeia focada na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, na inovação na administração pública local e na partilha de boas práticas entre cidades europeias.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE