Região

Região de Coimbra lidera encontro europeu para a melhoria da qualidade de vida das mulheres

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 04-12-2023

Imagem: Depositphotos.com

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) recebe, entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, um encontro transnacional de parceiros da FEMACT – Cities, uma rede composta por oito cidades e territórios europeus, que visa elaborar um plano de ação para melhorar a qualidade de vida das mulheres.

PUBLICIDADE

Nos próximos dois anos, esta rede irá elaborar e implementar políticas públicas em prol das mulheres, que englobam desde a adaptação de espaços públicos e transportes até à promoção da educação, desenvolvimento pessoal, emancipação económica e liderança feminina em cargos públicos.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura deste encontro realiza-se no dia 5 de dezembro, terça-feira, pela 09h00, e conta com as intervenções de Helena Teodósio, Vice-Presidente da CIM-RC, Virginie Picard-Squizzato, Coordenadora de Rede do FEMACT – Cities, Maria João Matos, do Ponto URBACT Nacional, Clémentine Gravier, Responsável de Capacitação URBACT, e Luís Filipe, Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030.

PUBLICIDADE

O FEMACT – Cities, coordenado pela Metrópole Clermont Auvergne, emerge do URBACT, um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Através de um Grupo Local Urbact, representado por instituições académicas, organizações de investigação, entidades culturais, organizações sociais e autoridades locais, o objetivo é desenvolver um plano integrado para eliminar estereótipos, enfrentar a violência e a discriminação, e proporcionar oportunidades equitativas em todos os aspectos da vida urbana.
 

PUBLICIDADE

Fazem parte deste grupo a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Centro de Estudos Sociais, o Instituto Pedro Nunes, a Associação Portuguesa de Demografia, a Cáritas Diocesana de Coimbra, a Reitoria da Universidade de Coimbra, a Direção Regional de Cultura, o Ageing Coimbra, a Escola Superior de Educação de Coimbra e o Município de Montemor-o-Velho.

Em 2021, a CIM-RC lançou o projeto “Região de Coimbra, Com Igualdade”, que deu início ao diagnóstico e à implementação dos Planos Municipais para a Igualdade e a Não Discriminação em todos os 19 municípios da Região de Coimbra. Este projeto destaca a territorialização e integração da questão da Igualdade de Género na agenda dos municípios, com a priorização de ações concretas para os próximos quatro anos.

Os parceiros que integram o FEMACT – Cities são a CIM-RC, a Associação de Desenvolvimento Intercomunitário da Área Metropolitana de Cluj (Roménia), a Cidade de Cracóvia (Polónia), a Cidade de Postojna (Eslovénia), a Junta Administrativa do Condado de Skane (Suécia), a Szabolcs 05 (Hungria), a Szabolcs 05 (Hungria) e a Cidade de Turim, Itália

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com