Região

Região de Coimbra lidera agenda europeia dos recursos hídricos

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 18-05-2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra acolheu, nos dias 14 e 15 de maio, no Student Hub da Universidade de Coimbra, a primeira reunião presencial da Parceria Europeia “Cidades Sensíveis à Água”, uma iniciativa coordenada pela CIM no âmbito da Agenda Urbana para a União Europeia.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Esta parceria internacional reuniu atores locais, regionais, nacionais e europeus com o objetivo de promover uma gestão mais integrada, sustentável e resiliente da água nos territórios urbanos, em resposta a desafios cada vez mais urgentes, como as alterações climáticas, a impermeabilização dos solos, a escassez hídrica e as inundações.

PUBLICIDADE

Durante os dois dias de trabalho, os parceiros concentraram-se em três dimensões-chave: refinar o foco temático da Parceria, identificar ações concretas para aumentar o seu impacto e construir uma rede sólida e eficaz. A CIM Região de Coimbra, enquanto entidade coordenadora, assumiu a liderança com o compromisso de reforçar a resiliência hídrica através de soluções colaborativas, com base no conhecimento, na inovação e numa governança multinível.

“A escolha da CIM pela Comissão Europeia é, por um lado, o reconhecimento do trabalho que a região tem desenvolvido em matéria de sustentabilidade urbana e, por outro, uma responsabilidade acrescida que a entidade acolhe com visão e empenho”, sublinhou Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, na sessão de abertura.

O programa contou com intervenções de representantes da Comissão Europeia e de várias instituições parceiras, como Marta Magalhães (Ponto de Contacto Urbano da Iniciativa Urbana Europeia em Portugal), Andrea Rubini (Water Europe), Marino Cavallo (Nuovo Circondario Imolese, Bolonha) e Pedro Carneiro (Área Metropolitana de Lisboa), entre outros. Foram também apresentadas boas práticas nacionais e locais, com destaque para as intervenções de Nuno Bravo, da Agência Portuguesa do Ambiente, e do secretário executivo da CIM Região de Coimbra.

Durante as sessões de trabalho colaborativo, foram debatidos e consolidados os quatro grandes eixos temáticos da parceria, nomeadamente a gestão integrada da água, o planeamento urbano e os investimentos sensíveis à água, a operação inteligente e a inovação digital, e a governação, sensibilização e financiamento. Os parceiros destacaram a importância de apoiar os municípios de menor dimensão, promover soluções baseadas na natureza, valorizar uma abordagem intersectorial e baseada em dados, e reforçar a literacia e sensibilização pública para os desafios hídricos.

No segundo dia, foram debatidas lições aprendidas com outras Parcerias da Agenda Urbana e as contribuições da iniciativa “Cidades Sensíveis à Água” para a nova Agenda Urbana da UE, em consulta pública. Realizou-se ainda uma visita à estação elevatória, onde o professor Alfeu Sá Marques, que coordenou as equipas da UC na área da hidráulica urbana nos últimos 40 anos, fez uma apresentação sobre os projetos da Águas de Coimbra no contexto de uma cidade sensível à água.  A reunião terminou com uma visita técnica, orientada por Santos da Costa e Joana Sobral (Câmara Municipal de Coimbra), dedicada a projetos locais de gestão sustentável da água.

A parceria continuará agora a trabalhar na elaboração do seu Documento de Orientação, que será apresentado em novembro, na próxima Reunião dos Diretores-Gerais para os Assuntos Urbanos, em Copenhaga.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE