Região

Região de Coimbra integra projeto de cooperação com a Colômbia

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 06-12-2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra é a única região portuguesa que integra o Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC), um projeto da União Europeia (UE).

PUBLICIDADE

Em comunicado, a CIM Região de Coimbra refere que se trata de um projeto que tem como objetivo “liderar e desenvolver uma forma de cooperação urbana e regional internacional descentralizada nos domínios do desenvolvimento urbano sustentável e da inovação”.

A rede global deste programa inclui 140 cidades e regiões de seis áreas geográficas.

PUBLICIDADE

publicidade

A Região de Coimbra vai elaborar um trabalho de parceria e de trocas de boas práticas com a área geográfica da América Latina, especificamente com a Região de Valle del Cauca, na Colômbia.

Este trabalho foca-se em áreas temáticas, como a “transição ecológica e ‘green deal’, agricultura sustentável, cadeia agroalimentar, sistemas alimentares, tecnologias 4.0 ou agricultura sustentável com uma abordagem especial sobre cadeias agroalimentares”, lê-se na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A “segurança alimentar, ecossistemas inovadores, turismo e cultura e rotas turísticas em torno do património cultural e produtos alimentares regionais” são outras das áreas temáticas que envolve este projeto de parceria e de boas práticas.

A Região de Coimbra pretende “reforçar estratégias relativamente ao setor agrícola” para “impulsionar o desenvolvimento de diferentes fornecedores na cadeia de valor dos produtos e, também, desenvolver estratégias inovadoras em torno de alguns produtos regionais específicos para impulsionar a reativação económica de setores estratégicos como o turismo, com base em potenciais atrações existentes, incluindo elementos culturais como a música e a dança, a capacidade de produção de bens ou serviços, como o vinho ou a natureza”.

Ao longo do projeto, as regiões parceiras vão participar em visitas de estudo bilaterais, eventos internacionais em rede e ainda ‘webinars’ temáticos.

O Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC) vai ainda tratar de “encorajar os participantes a envolverem-se em agrupamentos temáticos”, refere a CIM Região de Coimbra.

Na América Latina, o IURC apoia parcerias de cidades e regiões da UE com 12 cidades e dez regiões selecionadas do Brasil, Colômbia, México, Peru, Argentina e Chile.

A CIM Região de Coimbra, cuja população ronda os 400 mil habitantes, é constituída pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, todos no distrito de Coimbra, além de Mortágua, distrito de Viseu, e Mealhada, distrito de Aveiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE