Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeira Página

Região de Coimbra insta Governo a envolver municípios na gestão das florestas (com video)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-11-2021

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra apelou hoje ao governo que valorize mais o papel dos municípios no processo de reorganização e gestão do território assim como na definição das freguesias vulneráveis a incêndios rurais.

PUBLICIDADE

Emílio Torrão, que falava na abertura da conferência sobre os Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem organizada pela Direção-Geral do Território, em Coimbra, sublinhou que os autarcas não querem “ficar arredados dos centros de decisão das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGF)”, apesar de os terrenos serem na sua maioria privados.

Um dos quatro programas apresentados hoje de reordenamento da paisagem está a desenvolver-se nas serras da Lousã e do Açor. Os PRGP são uma das medidas do Programa de Transformação da Paisagem (PTP) e destinam-se a “territórios da floresta vulneráveis”. O objetivo é, segundo a DGT  criar uma“paisagem multifuncional e resiliente, novas atividades económicas e a recuperação dos ecossistemas”.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro do Ambiente participou na conferência, realizada no auditório da CIMRC, e afirmou que pretende que estes programas, nascidos da “catástrofe” dos incêndios de 2017, estejam concluídos em cinco anos.

 Veja o video do direto Notícias de Coimbra

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com