Região

Região de Coimbra inicia intervenções no território contra incêndios rurais

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 10-01-2024

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) iniciou, este mês, as primeiras intervenções de adaptação do território às alterações climáticas no âmbito do projeto europeu RESIST (Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology). As ações decorreram na Área Integrada da Gestão da Paisagem (AIGP) da freguesia de São Miguel de Poiares, no município de Vila Nova de Poiares, e visam reforçar a resiliência do território contra os incêndios rurais.

PUBLICIDADE

As intervenções estão a ser executadas pela Brigada de Sapadores Florestais da CIM-RC, numa área de cerca de 11 hectares, que prevê ações de controlo da vegetação, controlo de espécies exóticas invasoras, desbastes, podas e plantação de espécies autóctones. As intervenções foram planeadas e articuladas com a colaboração do município de Vila Nova de Poiares, o CoLAB ForestWISE e a Comunidade Local de Baldios de São Miguel.

Em 2024, as ações de intervenção irão cobrir uma área de 63,3 hectares, abrangendo seis municípios: Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Mortágua, Tábua e Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

Na totalidade do projeto, com data prevista para 2027, a CIM-RC irá intervir em 149 hectares de terreno, numa extensão de seis AIGP, oito Condomínios de Aldeia e catorze Municípios: Coimbra, Lousã, Condeixa-a-Nova, Vila Nova de Poiares, Tábua, Penela, Cantanhede, Montemor-o-Velho, Mira, Góis, Soure, Pampilhosa da Serra, Mortágua e Oliveira do Hospital.

O RESIST, financiado pelo Horizonte Europeu da União Europeia, visa fortalecer a resiliência do território face aos desafios ambientais emergentes, num projeto de cinco anos que envolve 12 regiões da Europa, sendo o Centro de Portugal uma das quatro regiões líderes.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Região de Coimbra, as atividades incidem na melhoria do modelo participativo e de governação das AIGP e dos Condomínios Aldeia. O objetivo é beneficiar as estruturas vegetais existentes aliadas à redução de cargas de combustíveis, de modo a aumentar a resiliência face aos incêndios rurais e, consequentemente, reforçar a segurança das pessoas e dos bens existentes. 

As atividades no âmbito do RESIST serão desenvolvidas pela CIM-RC, em parceria com o CoLAB ForestWISE e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), com o objetivo de melhorar o modelo de participação das populações nas políticas públicas e com propósito de desenvolver um novo modelo de negócio para a utilização de biomassa em atividades rurais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE