Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Região de Coimbra inicia construção de ciclovia com 83 km entre Figueira da Foz, Cantanhede e Mira

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-01-2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra assinou hoje o contrato de empreitada para a construção da Rota Eurovelo 1 no seu terriório, uma via ciclável que ligará os concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, e que se integra na Rota Europeia Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica.

PUBLICIDADE

Cilcovia em Mira. DR

Trata-se de um investimento de 2.187.900 €, acrescidos de IVA, adjudicados à empresa Civibérica – Obras Civis, SA na sequência de concurso público, e tem um prazo de execução de 18 meses, prevendo-se o início da obra após a emissão de visto do Tribunal de Contas.

Esta obra, que visa a ligação ciclável intermunicipal entre os três concelhos do litoral ao longo de 83 quilómetros, apresenta um traçado que aproveitará as estradas florestais e vias cicláveis já existentes, com troços em piso compactado e em piso pavimentado.

A sua execução é decisiva para o desenvolvimento da Rota Eurovelo 1 em Portugal. A Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica integra a Rede Europeia de Rotas Cicláveis – Eurovelo, constituída atualmente por 15 rotas cicláveis de longa distância, que cruzam todo continente Europeu.

Com este projeto, a CIM Região de Coimbra pretende potenciar as características naturais únicas deste território através da perfeita simbiose com a Costa Atlântica e constituir-se-á como um projeto absolutamente estruturante para a valorização turística, assim como para a mobilidade sustentável da população.

O percurso estende-se ao longo da Costa Atlântica entre o limite sul do concelho da Figueira da Foz e o limite norte do concelho de Mira, passando por vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo que existem na região, como é o caso do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, Estuário do Mondego, Praia do Relógio, Praia da Claridade, Cabo Mondego, Matas Nacionais, Praia da Tocha, Museu Etnográfico da Praia de Mira, Praia de Mira, Ria de Aveiro, entre outros.

PUBLICIDADE

Eurovelo Portugal

Este projeto é cofinanciado pelo Programa Valorizar promovido pelo Turismo de Portugal. A parte do investimento não cofinanciada será candidata ao Programa Operacional Regional do Centro 2020, uma vez que esta via ciclável visa também oferecer soluções de mobilidade urbana sustetável nas deslocações da população, que contribuam para a descarbonização da mobilidade, o que permitirá contribuir igualmente para os objetivos do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM Região de Coimbra.

Desta forma, pela sua excecional localização, permitirá criar condições não só para as pessoas que optem por se deslocar através da utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável, mas também para que esta infraestrutura seja responsável pelo incentivo da promoção da intermodalidade da Região.

Este projeto estará também interligado com a Ciclovia do Mondego (parcialmente já construída e que conta com o projeto de execução aprovado para a sua ligação até Coimbra) e com a futura Ecopista do Antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz (também já com projeto de execução aprovado), que serão ambas candidatas a Fundos Comunitários, contribuindo para a concretização da estratégia de criação de uma rede ciclável estruturante na Região de Coimbra.

A EuroVelo 1 pretende ainda promover a conexão ao Portuguese Trails – turismo de natureza promovido pelo Turismo de Portugal, bem como o reconhecimento internacional da marca, conhecimento do território e a valorização dos recursos endógenos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com