Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Região de Coimbra inaugura “Centro Europe Direct Hub” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-05-2021

Ocorreu esta manhã, na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, a apresentação da sessão oficial de abertura do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, que com esta parceria se torna um dos 15 centros nacionais da rede Europe Direct da nova geração 2021-2025.

PUBLICIDADE

A nova geração da rede Europe Direct, uma das principais ferramentas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu de contacto com o público a nível local e regional, entrou em funções em toda a União Europeia (UE) no dia 1 maio. A nova rede conta com 15 centros em Portugal que cobrem todo o território nacional, com uma distribuição geográfica abrangente, de Norte a Sul, do litoral ao interior, e incluindo as Regiões Autónomas.

A apresentação iniciou-se com o descerrar da placa identificativa acompanhada pela interpretação do Hino da Alegria por Amadeu Magalhães, seguindo-se a abertura oficial da exposição “A União Europeia em Poucas Palavras”.

PUBLICIDADE

publicidade

Posteriormente, no auditório onde decorreu a sessão de abertura, foi possível ouvir as intervenções do líder da utarquia de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, do secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito e ainda do presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Batista.

Emílio Torrão destacou a importância de a Região de Coimbra e de Leiria se unirem para formar um dos “cerca de 420 centros em toda a região europeia” do Europe Direct, que segundo o mesmo “é uma das principais ferramentas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu de contacto com o público a nível local e regional”.

PUBLICIDADE

 

A sessão contou ainda com as participações da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, ambas através de vídeo. Também, virtualmente, marcou presença o Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente, que parabenizou o trabalho que a Comunidade Intermunicipal de Coimbra e de Leiria têm vindo a desenvolver, reforçando que esta parceria contribuirá para que “se tornem um modelo para os outros centros da rede Europe Direct”.

 Miguel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, afirma que o Europe Direct é uma rede fundamental para “o presente e futuro do Projeto Europeu”.

O Secretário Executivo da CIM, Jorge Brito, refere que a principal mudança com esta parceria se prende com um aumento da área de atuação “Este centro que está fisicamente localizado na cidade de Coimbra e as suas equipas passarão a prestar apoio não só à Região de Coimbra, mas também à Região de Leiria”.

 

Outra alteração elencada por Jorge Brito diz respeito ao programa mais ambicioso e complexo que terá que ser cumprido, mas que encara como um voto de confiança da Comissão Europeia pelo trabalho que a CIM Região de Coimbra tem vindo a desenvolver. Este aumento de competências veio alterar também a forma como os envolvidos designam o projeto, passando agora a ser o “Centro Europe Direct Hub”, explica Jorge Brito.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com