Empreendedorismo

Região de Coimbra Empreende+ em Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-04-2022

O projeto “Região de Coimbra Empreende+”, de promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, foi apresentado ontem em Oliveira do Hospital num encontro no Salão Nobre da Câmara Municipal com a participação de estudantes e empresários do concelho. 

PUBLICIDADE

O programa “Região de Coimbra Empreende+” resulta de uma parceria entre a CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes e foi criado para estimular o Empreendedorismo Qualificado e Criativo de âmbito regional. 

Dirigido a um público-alvo diversificado tem como objetivo a criação de trinta novas empresas em toda a região. A nível concelhio, conta com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital enquanto agente local de apoio a empreendedores.

PUBLICIDADE

Na apresentação desta manhã, perante mais de meia centena de participantes, jovens estudantes do ensino complementar, técnico e superior, formandos do curso de Empreendedorismo do IEFP, jovens licenciados e empresários, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, reiterou o foco do município em apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio, como elemento facilitador e dinamizador de processos. 

“Retomar este projeto, parado por força da pandemia, é dar um passo para que as pessoas possam finalizar as suas ideias com instrumentos de apoio. Temos aqui uma janela de oportunidade para avançar”. 

PUBLICIDADE

publicidade

José Francisco Rolo relembrou o exemplo de Jorge Gouveia, premiado na edição de 2011 do programa “Empreender+ Oliveira do Hospital – Concurso Municipal de Ideias de Negócio”, e interveniente na apresentação desta manhã, para relembrar quando o empresário aveirense, proprietário da empresa Go-Star “apresentou a ideia que hoje se vê materializada num negócio e que se transformou numa marca e numa imagem do concelho”. 

O autarca, de entre outras ideias que geraram sucesso, como a cerveja artesanal Rapada e a empresa Enging, deu o exemplo da marca DoCereal – Sementes Caramelizada criada por Rui Figueiredo e Ruben Gonçalves. Um negócio que nasceu em Oliveira do Hospital e atualmente de âmbito nacional.

“Exemplos de pessoas comuns, com ideias, receios e angústias, mas que um dia apostaram com confiança. E quando há uma estrutura que apoia, essas ideias acontecem e nascem as empresas”. 

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Oliveira, é a capacidade “natura, proativa e empreendedora dos Oliveirenses que tem dimensionado e potencializado muitos negócios a patamares de reconhecimento e de sucesso”. 

Nuno Oliveira defendeu na sessão que “mais do que tudo devemos acreditar em nós. Termos ideias é sermos criativos e imaginativos. É irmos ao encontro da inovação e da demarcação”, uma vez que esta é uma postura “fundamental para fazer a diferença na implementação de qualquer negócio”. 

O vice-presidente do município deixou ainda um apelo à plateia para que “sejam resilientes e não desistam dos sonhos”.  

O Programa Região de Coimbra Empreende+ é de participação gratuita, mediante inscrição, e são atribuídas bolsas monetárias mensais de até 1,200€, num período máximo de até seis meses, e prémios financeiros até cinco mil euros. 

As bolsas são atribuídas mediante o respeito de critérios como nacionalidade portuguesa ou residência em Portugal, idade do proponente entre os 23 e os 40 anos, qualificação mínima de nível 6, sem fontes de rendimento. Os projetos devem ser oriundos do meio académico, das áreas do conhecimento, da tecnologia ou das indústrias culturais e criativas. 

Os potenciais empreendedores podem candidatar-se ao Programa Região de Coimbra Empreende+ até ao dia 15 de maio, através do link https://forms.gle/kfDxm14XZwTZs3id9

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE