Região

Região de Coimbra é signatária da Declaração de Glasgow sobre a Ação Climática no Turismo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 30-12-2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito das suas competências e consciente da importância deste compromisso, subscreveu a Declaração de Glasgow sobre a Ação Climática no Turismo.

PUBLICIDADE

Com este compromisso, a CIM Região de Coimbra pretende não apenas firmar o seu empenho para integrar os fundamentos desta Declaração nos seus projetos turísticos, indo ao encontro dos objetivos presentes no PIAAC – Plano Intermunicipal da Adaptação às Alterações Climáticas, mas também incentivar outras entidades públicas e particularmente os agentes turísticos do território para que também eles sejam signatários deste importante compromisso que é de todos e de cada um.

O turismo é visto pelas Nações Unidas, o G20 e os governos como um aliado indispensável do crescimento inclusivo e do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou no passado mês de novembro a “Declaração de Glasgow” para o setor com o objetivo de reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 e alcançar zero emissões antes de 2050.

PUBLICIDADE

Esta declaração visa liderar e alinhar a ação climática entre os agentes turísticos, incluindo entidades governamentais e institucionais, instituições financeiras, organizações internacionais, sociedade civil, setor privado e academia, com vista à partilha de informações sobre iniciativas e abordagens em matéria de ação climática; facilitação da cooperação entre as entidades públicas, as organizações locais e as empresas; e comunicação dos progressos por todos os signatários e identificação dos desafios a enfrentar.  

A declaração ambiciona que todas as pessoas que viajam sejam envolvidas e sejam mais responsáveis, além de pressionar a indústria turística a acelerar a sua transição no combate às alterações climáticas e que esta transição envolva e beneficie as comunidades locais, cujo papel é essencial no esforço de preservação dos ecossistemas.

PUBLICIDADE

publicidade

A implementação da Declaração de Glasgow no setor do turismo é liderada pela OMT em colaboração com a Travel Foundation e a Tourism Declares a Climate Emergency, no âmbito do One Planet Sustainable Tourism Programme.

Recorde-se que, em julho deste ano, a CIM Região de Coimbra já tinha assinado a Declaração de Glasgow no âmbito do projeto Food Corridors.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE