Empreendedorismo

Região de Coimbra e Instituto Pedro Nunes incentivam empreendedorismo

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-04-2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN) Incubadora lançaram o projeto “Região de Coimbra Empreende +”, para estimular o empreendedorismo no território, no período de 2022 e 2023.

PUBLICIDADE

Trata-se de um projeto que pretende capacitar uma rede de agentes de interface local e complementar com um conjunto de ações, visando estimular o potencial empreendedor e de inovação local na Região de Coimbra, através do apoio a novas iniciativas empresariais em fase de arranque para potenciar as suas possibilidades de sucesso no mercado.

“Através de nós [CIM da Região de Coimbra] e do IPN, entramos na rede que promove e que pode dar solução aos problemas que estes empreendedores possam vir a ter no início das suas atividades ou no início dos seus negócios”, disse hoje, em Coimbra, na conferência de imprensa de apresentação do projeto, o presidente da CIM, Emílio Torrão.

PUBLICIDADE

O “Região de Coimbra Empreende +” visa “dotar a comunidade dessa tal rede que é constituída por vós e por todos os presidentes de câmara, vereadores e por todos aqueles que querem promover e querem facilitar” aos empreendedores o início dos seus negócios, sublinhou.

A ideia passa por identificar e capacitar uma rede de 40 técnicos locais de interface para o apoio ao empreendedorismo, com o objetivo de sensibilizar 1.000 potenciais empreendedores e dar apoio a 30 novas empresas no território.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vamos desenvolver duas edições – uma este ano, outra no ano que vem – de um programa de aceleração de 50 novas iniciativas empresariais no território”, com o mínimo de 15% de participação feminina, explicou o gestor do projeto no IPN, Luís Andrade dos Santos.

O programa de aceleração é dirigido a potenciais empreendedores e inclui ‘workshops’, um programa gratuito com sete ‘webinares’ de apoio individualizado e dedicado a cada ideia de negócio, bolsas para jovens, e ainda um concurso regional de ideias de negócio e prémios financeiros para distinguir as melhores ideias.

A primeira edição do programa de aceleração começa em maio e acaba em julho de 2022.

As inscrições para este programa, que podem ser submetidas em https://forms.gle/kfDxm14XZwTZs3id9, abrem na quarta-feira e decorrem até 15 de maio.

Aliado a isto, há o programa de capacitação destinado a agentes locais de empreendedorismo, que começa em outubro, e consiste na identificação da rede destes agentes dando-lhes formação de apoio ao empreendedorismo.

As sessões de disseminação do projeto começam hoje, com a primeira ação a realizar-se na Mealhada, realizando-se depois idênticas reuniões em todos os municípios da Região de Coimbra.

Integram da CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE