Região

Região de Coimbra distinguida com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 19-09-2023

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi, hoje, galardoada com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

PUBLICIDADE

A distinção surge no seguimento da construção da Rota Eurovelo 1 na Região de Coimbra, cofinanciado pelo Programa Valorizar promovido pelo Turismo de Portugal. Trata-se de uma via ciclável que estará pronta até ao final de 2023 para ligar os concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, e que se integra na Rota Europeia Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica.

Com este projeto, a CIM Região de Coimbra pretende potenciar as características naturais únicas deste território através da perfeita simbiose com a Costa Atlântica e constituir-se-á como um projeto absolutamente estruturante para a valorização turística, assim como para a mobilidade sustentável da população.

PUBLICIDADE

O percurso estende-se ao longo da Costa Atlântica entre o limite sul do concelho da Figueira da Foz e o limite norte do concelho de Mira, passando por vários pontos de interesse turístico, ambiental e recreativo que existem na região, como é o caso do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, Estuário do Mondego, Praia do Relógio, Praia da Claridade, Cabo Mondego, Matas Nacionais, Praia da Tocha, Museu Etnográfico da Praia de Mira, Praia de Mira, Ria de Aveiro, entre outros.

Para o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, esta distinção veio “reforçar o empenho e a dedicação que temos colocado no trabalho que desenvolvemos em prol da mobilidade sustentável e com resultados bastante benéficos para a melhoria da qualidade ambiental e do bem-estar da população no nosso território”.

PUBLICIDADE

publicidade

O prémio da FPCUB, criado em 2006, pretende “reconhecer publicamente o contributo de entidades ou pessoas individuais que tenham promovido a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de iniciativas fomentadoras do uso deste modo de transporte não motorizado”.

Na XVIII edição deste prémio, além da CIM Região de Coimbra foram ainda galardoados, na categoria “Entidades Públicas”, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e a Infraestruturas de Portugal – Plano Nacional de Ecopistas.

Para receber o prémio, para além de Emílio Torrão, estiveram presentes na cerimónia o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, o secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Manuel Domingues, o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, e Ana Figueiredo, arquiteta responsável pela implementação da obra.

“Este é um exemplo claro da simbiose existente entre os municípios da Região de Coimbra, em prol do território”, conclui Emílio Torrão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE