Vamos

Região de Coimbra distingue projetos de música e arte sonora 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-06-2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai entregar hoje à tarde, em Arganil, os prémios do concurso Convocatória Aberta, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa consistiu numa convocatória aberta a projetos de música e/ou arte sonora, no âmbito da Programação Cultural em Rede: Coimbra Região de Cultura.

PUBLICIDADE

O programa percorreu os 19 municípios da Região de Coimbra, “valorizando a relação entre criação artística, o património cultural e estruturas culturais do território, envolvendo as comunidades locais e reforçando a notoriedade e a atratividade turística da região”, refere a CIM, num comunicado hoje divulgado.

De acordo com a Comunidade Intermunicipal, a implementação desta ação aberta à comunidade, partiu da “constatação da existência” de um conjunto de “expressões musicais de inegável valor e importância, a excelência da formação e educação artística promovida no território, a qualidade da produção e a diversidade de estruturas dedicadas à música e a proliferação de projetos individuais com elevado potencial de sucesso no mercado musical”.

Ao concurso candidataram-se músicos com projetos em todas as áreas e géneros musicais, sem contratos discográficos, com idade mínima de 15 anos e residência na Região de Coimbra.

A seleção de projetos foi feita por um júri composto por um elemento fixo em representação da CIM Região de Coimbra e dois elementos por município, num total de 39 jurados.

“O júri municipal e o elemento fixo selecionaram os projetos” que representaram cada município e que hoje recebem os prémios monetário no valor total de 2.500 euros por projeto.

Entretanto serão sorteados os dois municípios em que cada projeto irá atuar, estando prevista para outubro a realização do evento final com todos os grupos.

Os vencedores são: Kin Thiessen (Arganil), Fugue (Cantanhede), Amadeu Magalhães (Coimbra), Ensemble Conímbriga (Condeixa-a-Nova), EmCantos – Associação de Inovação e Tradições (Figueira da Foz), Projeto Beirão (Góis), Hélder Bruno (Lousã), PAMA (Mealhada), Rafael Pacheco 5teto (Mira), Mountain Valley (Miranda do Corvo), Mickael Salgado (Montemor-o-Velho), Dois Pássaros e Meio (Mortágua), O Português Ninguém (Oliveira do Hospital), Emociones (Pampilhosa da Serra), Associação Musical Recreativa e Cultural Sons do Mondego (Penacova), Sociedade Filarmónica Penelense (Penela) e Secret Chord (Vila Nova de Poiares).

A sessão de entrega de prémios vai decorrer hoje, às 18:00, no Auditório da Cerâmica Arganilense, em Arganil.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020.

A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 17 municípios que integram o distrito de Coimbra e pelos municípios da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE