Região

Região de Coimbra dinamiza o envolvimento dos agentes do território no âmbito do projeto RESIST

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 05-10-2023

No âmbito do projeto europeu RESIST – Regions for climate change Resilience through Innovation, Science and Technology, financiado pelo programa Horizonte Europa da União Europeia, a CIM Região de Coimbra, o ForestWISE e o Município de Mortágua dinamizaram, no passado sábado, um workshop que contou com a participação de residentes e proprietários de terrenos localizados na faixa de gestão de combustível da Aldeia de Painçal, no Município de Mortágua.

PUBLICIDADE

O objetivo desta ação foi preparar as intervenções previstas no projeto europeu RESIST, financiado pelo Horizonte Europa, através da articulação com os proprietários da tipologia de intervenções e das alterações da paisagem a realizar. 

Estas ações vão ter início em 2024 e visam implementar, em Mortágua, o programa Condomínio Aldeia, garantindo uma maior resiliência da população aos incêndios rurais e promovendo a adaptação do território às alterações climáticas. No ano de 2024, o projeto conta ainda com intervenções nos Municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Tábua e Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

Recorde-se que a Região de Coimbra é um dos territórios demonstradores no âmbito da missão de adaptação às alterações climáticas.

O projeto RESIST é um projeto de cinco anos, financiado pela União Europeia, que surgiu da necessidade de tornar as regiões mais resilientes às alterações climáticas. Os efeitos das mudanças ambientais são uma realidade que afeta as nossas sociedades de várias formas e para isso precisamos de nos adaptar aos efeitos previstos da mudança climática, tomando medidas concretas.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto visa implementar quatro demonstradores no âmbito da missão de adaptação às alterações climáticas:  Sudoeste da Finlândia, Dinamarca Central, Catalunha e Portugal Central (nos territórios da CIM Região de Coimbra e da CIM Médio Tejo). O know-how e os caminhos de adaptação testados nas regiões líderes serão transferidos para oito regiões geminadas por meio de atividades de aprendizagem mútua, consistindo em testar soluções no âmbito das alterações climáticas, nomeadamente no que respeita a inundações, secas, ondas de calor, incêndios florestais e erosão do solo.

No âmbito do projeto RESIST, a Região de Coimbra pretende intervir em Condomínios Aldeia/ proteção dos aglomerados e/ou áreas de integradas de gestão da paisagem (AIGP), de forma a promover a alteração do paradigma de gestão, valorizando o território e tornando-o mais resiliente aos fogos florestais, bem como promoção da recuperação energética da biomassa agroflorestal.

Para obter mais informações acerca do projeto RESIST pode consultar aqui 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE