Coimbra

Região de Coimbra comemora Dia da Europa “online” com homenagem à União Europeia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-05-2020

O Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra (CIED RC), promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, celebra amanhã, 9 de maio, o Dia da Europa, com diversas ações online em várias plataformas digitais – Facebook, Instagram ou no site do CIED RC, da CIM e dos 19 municípios.

PUBLICIDADE

Este ano as comemorações são feitas em moldes diferentes devido à pandemia da Covid-19.

PUBLICIDADE

Estas iniciativas decorrem durante todo o mês de maio, mas têm maior incidência no dia 9 de maio, com um vídeo de homenagem à União Europeia do “Hino da Alegria a 19”, partilhado à mesma hora nas redes sociais dos municípios que integram a CIM, e que conta com a participação de um conjunto de músicos dos 19 municípios da Região, sob direcção artística de Rui Lúcio.  

Ao longo do dia vai ser feita a divulgação de diversos testemunhos de autarcas de representantes de entidades regionais sobre 9 de Maio: Futuro da Europa, bem como da representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves e de Eurodeputados do Parlamento Europeu.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 9 de maio, será lançado o programa “Maio na Europa”, uma série com três episódios, sobre a comemoração dos 70 anos da declaração de Schuman, que conta com a participação de Sérgio Neto, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC)  .

Para os mais jovens, será lançado um jogo online “A Europa para Ti”, que estará disponível no site e no Facebook do CIED RC e está disponível gratuitamente para todos que queiram testar os seus conhecimentos sobre a Europa e a União Europeia.

Com a colaboração da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais da Região de Coimbra, vai ser lançada a rubrica “Ler a Europa” e durante o mês de maio os leitores podem ficar a conhecer livros de autores europeus.  

A meio do mês vai ser lançada a iniciativa “Viagem Gastronómica Europeia”, difundida a nível nacional, com o concurso/desafio online “THE BEST SUSTAINABLE CAKEU” direcionado à população em geral, com vista a eleger o Melhor Bolo Sustentável alusivo ao Dia da Europa.

Ao longo dos mês de maio serão ainda divulgadas infografias com dados sobre a presença de Portugal na União Europeia.

O CIED Região de Coimbra – https://www.facebook.com/europedirectregiaodecoimbra/ http://europedirect-regiaodecoimbra.pt/ – é cofinanciado pela União Europeia e funciona desde 1 de janeiro de 2018. É um dos 15 centros sob a tutela da Representação da Comissão Europeia em Portugal, integrando uma rede de informação que a nível europeu atinge os 414 centros.

— 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE