Região

Região de Coimbra assina coopera com colombianos no âmbito do desenvolvimento económico

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 21-03-2023

O vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Luís Paulo Costa, e o secretário do desenvolvimento económico e competitividade do governo do Vale de Cauca, na Colômbia, Pedro Andrés Bravo, assinaram hoje um acordo de cooperação com o objetivo de participar em atividades e/ou ações comuns que contribuam para o desenvolvimento das Estratégias Regionais de Desenvolvimento Económico, Inovação e Emprego.

PUBLICIDADE

“Parabenizo esta iniciativa da CIM Região de Coimbra e do governo do Vale de Cauca. Esta excelente cooperação económica vai permitir encontrar respostas para problemas difíceis, como a falta de mão de obra qualificada, e abrir caminhos para boas soluções para ambos”, afirma Luís Paulo Costa.

Estas atividades e/ou ações comuns irão consolidar o Plano de Ação de Cooperação Regional (R-CAP) da União Europeia, uma declaração de interesse em desenvolver projetos, programas e/ou outras atividades concretas e economicamente viáveis de potencial cooperação em curso, juntamente com outros produtos, como estudos de caso, artigos, kits de ferramentas e guias de melhores práticas.

PUBLICIDADE

publicidade

Deste modo, ambas as regiões concordam em participar nas áreas temáticas de cooperação do turismo, com a transferência de conhecimento, intercâmbios culturais, feiras, eventos, e ações de capacitação entre regiões; emprego, através da mobilidade temporária de trabalhadores, boas práticas e procura conjunta de oportunidades de empregabilidade para ambas as regiões; comércio, com entidades representativas do setor, feiras, eventos e exploração de mercados potenciais para produtos e serviços de ambas as regiões, apoio a empreendimentos ou startups de ambas as regiões, transferência de conhecimento e boas práticas comerciais; e educação, através da transferência de conhecimento, mobilidade de alunos e professores, parcerias em projetos de pesquisa, bolsas de estudo e oportunidades conjuntas para empreendimentos académicos.

Este programa prevê, nomeadamente, a vinda de trabalhadores colombianos qualificados na área do turismo para a Região de Coimbra, nos quatro meses de verão, no sentido de fazer face às necessidades do setor. A implementação deste processo está a ser acompanhada pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

PUBLICIDADE

“O acordo hoje estabelecido é crucial para assegurar fluxos de migração laboral legal e segura entre as duas regiões. Desta forma, e com o acompanhamento da AHRESP, vamos garantir a integração social e legal dos trabalhadores desde o processo de seleção até à entrada no mercado de trabalho”, conclui o vice-presidente da CIM Região de Coimbra.

A cerimónia da assinatura do protocolo, realizada online, contou ainda com a presença do responsável do setor comercial da embaixada da Colômbia em Portugal, Fernando Evangelista.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE