Coimbra

Região de Coimbra analisa ações a desenvolver face à pandemia Covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-03-2020

 

PUBLICIDADE

Os presidentes dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra reuniram hoje, através de videoconferência, com o objetivo de analisarem diversas ações centradas, sobretudo, nas preocupações trazidas pela pandemia COVID-19.

O primeiro ponto da agenda foi a análise da pandemia na Região, e contou com a participação de responsáveis da ARS Centro, tendo sido sistematizado um conjunto de ações conjuntas a tomar.

PUBLICIDADE

A proposta de criação de um sistema de gestão logística de produtos e necessidades críticas na Região de Coimbra foi concertada tendo em vista assegurar que os recursos são permanentemente afetos às áreas mais necessitadas permitindo, desta forma, uma resposta mais célere e adequada.

Durante a reunião, foi também acordado desenvolver esforços com vista à aquisição de uma reserva estratégica de material necessário ao combate da pandemia.

PUBLICIDADE

publicidade

A CIM Região de Coimbra vai, igualmente, solicitar ao Governo a extensão à Administração Local dos regimes excecionais aprovados para a Administração Central, nomeadamente todas as matérias associadas à gestão de recursos humanos (em especial horas extraordinárias), bem como a possibilidade de recrutamento extraordinário de funcionários aposentados.

Vai ainda apresentar ao Governo uma proposta que permita acautelar e valorizar todos os trabalhadores municipais que desempenham funções essenciais na atual situação de exceção, como higiene urbana, abastecimento regular, assistência social e sistema de proteção civil.

A CIM Região de Coimbra irá, igualmente, começar a trabalhar de forma articulada na preparação de medidas com vista ao estímulo da recuperação do tecido económico e social para o período pós pandemia iniciando-se, em breve, os trabalhos de preparação de iniciativas concretas para setores como o turismo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE