Coimbra

Região de Coimbra com plano de Gestão de Riscos

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-11-2016

A CIM Região de Coimbra (CIM RC) está a promover a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos da Região de Coimbra (PIGR Coimbra).

PUBLICIDADE

unnamed-7

Enquanto entidade intermunicipal agregadora de 19 municípios com competências nas áreas de Segurança e proteção civil, a CIM RC tem em curso a elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos da Região de Coimbra, elemento essencial para a capacitação institucional da CIM Região de Coimbra na gestão de riscos naturais.

PUBLICIDADE

Este instrumento permitirá avaliar cenários e criar condições para maior eficiência dos processos de tomada de decisão e a respetiva comunicação e articulação com os diversos agentes, organismos e decisores.

Em última análise,  segundo a CIM RC, tal eficiência e otimização de recursos refletir-se-á na redução do impacto de acidentes graves e/ou catástrofes, quer pela redução do seu impacto direto e indireto, quer pela mais célere recuperação e restabelecimento das funções sociais e económicas quotidianas.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta terça-feira, como parte do processo de elaboração do PIGR Coimbra, decorreu nas instalações da CIM RC, em Coimbra, o Workshop “Planeamento e Gestão de Risco à Escala Intermunicipal”.

A sessão de abertura contou com a participação do Presidente da CIM RC, João Ataíde, do Secretário Executivo da CIM RC, Jorge Brito e de João Loureiro e Alexandre Tavares, docentes e investigadores da Universidade de Coimbra.

O Presidente da CIM RC, João Ataíde, que agradeceu a colaboração de João Loureiro e Alexandre Tavares, considera que face às “alterações climáticas profundas”, é necessário adequar a gestão de risco dos territórios “à nova realidade”, num processo em que importa incluir a vigilância e acompanhamento, entre outros, da erosão costeira, das cheias e de fogos florestais.

A participação dos autarcas e dos técnicos dos municípios, segundo João Ataíde, é fundamental na elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão de Riscos, já que a recolha dos dados críticos permitirá um retrato fidedigno do território, estimulando, ao mesmo tempo, a colaboração entre os 19 Municípios que compõe a CIM Região de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE