Coimbra

Região de Coimbra está à venda em Paris

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-05-2017

Presente na 6.ª edição do Salão do Imobiliário e do Turismo Português (SIPP), que decorre até ao próximo domingo, no Centro de Exposições de Paris, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que se dá a conhecer na capital francesa com um stand institucional no certame, promoveu esta sexta-feira, no Auditório Amália Rodrigues, a conferência “Região de Coimbra, Região de Oportunidades”.

PUBLICIDADE

unnamed (15)

Com os 19 Municípios representados e, na sequência do convite das autarquias, com alguma presença de empresas do setor imobiliário, a CIM Região de Coimbra marcou presença na inauguração do certame.

PUBLICIDADE

publicidade

Na intervenção de abertura, o presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, deixou várias pistas para o futuro, nomeadamente o desafio importante e útil para a região “de ser um exemplo de integração europeia”.

Ciência, tecnologia e saúde, são coordenadas fundamentais para o líder da maior comunidade intermunicipal de Portugal, que “lançou mão dos fortes argumentos da região em áreas tão diversas como a cultura, o património e o turismo para justificar o futuro promissor que antevê para o território composto por 19 municípios”.

PUBLICIDADE

Sinónimo de qualidade de vida e de segurança, assumindo-se como um destino turístico de excelência, a Região de Coimbra “tem tudo” para agradar aos turistas e, também, aos franceses que pensam em escolher Portugal para viver, adianta a CIM RC em comunicado enviado a NDC.

“Temos condições vantajosas para o investimento e qualidade de vida incomparável”, salientou o também presidente do Município da Figueira da Foz, que aliou a gastronomia rica e diversificada à animação constante num “território perfeito para visitar, estudar, trabalhar e investir”.

Com uma identidade forte e competitiva, refletida no PIB de 6,7 milhões de euros, o que a torna num dos territórios mais desenvolvidos da região Centro, a Região de Coimbra, explicou João Ataíde, tem em mãos a coesão territorial e a valorização dos recursos, assumindo a preservação do património natural como prioridade e incluindo no plano estratégico para os próximos anos o investimento territorial integrado e a promoção da eficiência energética e das energias renováveis.

A modernização administrativa é um passo fundamental, disse o autarca, na criação de um ambiente acolhedor aos investidores num território que se assume como um elo entre o litoral e o interior, beneficiando de uma posição geográfica estratégica a nível ibérico, nas ligações entre o norte e o sul do país e com a Europa.

“Com empresas de sucesso em áreas de forte componente tecnológica e de inovação muito por força da excelência das instituições de ensino superior, pelo desenvolvimento de atividades de investigação e pela formação de mão de obra qualificada”, a Região de Coimbra, enfatizou João Ataíde, “está na linha da frente em termos de desenvolvimento, sendo sinónimo de inovação, qualidade e empreendedorismo, por via das iniciativas diretas dos empresários e dos contributos de incubação e aceleração de empresas de base tecnológica.”

O Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, o Biocant, em Cantanhede, e a BLC3, em Oliveira do Hospital foram apontadas pelo presidente da CIM Região de Coimbra como estruturas de relevo na modernização, desenvolvimento e internacionalização da economia local, regional e nacional.

Alicerçada na excelência do ensino das Ciências da Saúde, a Região de Coimbra, acrescenta João Ataíde, detém um fortíssimo ativo ao nível da prestação dos cuidados de saúde e investigação biomédica, e encara o futuro com renovada esperança, ambicionando tornar-se uma referência entre as regiões europeias em termos de inovação.

O Turismo é, também, uma área com um extraordinário potencial de crescimento, alicerçado no riquíssimo conjunto patrimonial e na herança de histórias e tradições que constituem argumentos diferenciadores e que vêm cativando cada vez mais visitantes, concluiu o presidente da CIM Região de Coimbra.

O programa da Conferência Região de Coimbra, Região de Coimbra incluiu comunicações institucionais por vários oradores nomeadamente Brito Dias, presidente da CM Pampilhosa da Serra, Rui Lopes, vice-presidente da CM Lousã, Liliana Pimentel, vice-presidente da CM Condeixa e João Ataíde, na qualidade de presidente da CM da Figueira da Foz.

São esperados mais de 20 mil visitantes na 6.ª edição do Salão do Imobiliário e do Turismo Português, em Paris, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, e que pretende ser uma montra do que de melhor Portugal tem para oferecer, quer aos turistas, quer aos muitos franceses que, em número crescente, escolhem Portugal para viver.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE