Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Regadio de Santa Cristina na Mealhada está a ser reabilitado

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-04-2021

Já está em curso a empreitada de reabilitação do Regadio de Santa Cristina, no concelho da Mealhada, uma obra que permitirá restituir o bom funcionamento hidráulico destes antigos canais de distribuição de água, essenciais a centenas de famílias que retiram da agricultura um suporte para o seu rendimento mensal, segundo o que o município avançou ao NDC através de comunicado.

PUBLICIDADE

A empreitada ascende a 112.990 euros e o prazo de execução dos trabalhos é de 90 dias. O regadio tem origem na nascente da Encosta de Santa Cristina, estendendo-se pelos campos que circundam esta localidade da freguesia da Vacariça e que não têm outra forma de obter água para a rega das culturas.

A intervenção inclui limpezas na envolvente e nas próprias levadas, obras de entrada e implantação de sistema de medição de caudal, construção de troços e levadas, reconstrução de paredes e fundo de levada, fornecimento e reconstrução de caixas de distribuição e de bocas de rega, bem como o fornecimento de novos talhadoiros e comportas.

PUBLICIDADE

publicidade

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, sublinha a importância destas pequenas obras que fazem uma enorme diferença na vida de muitas famílias. “O concelho tem alguma tradição de agricultura de subsistência e muitas famílias retiram da pequena agricultura um complemento importante, quer para o seu agregado, quer para venda, por exemplo, nos mercados tradicionais. A reabilitação deste sistema de distribuição de água é, por isso, muito importante e consideramos que esta intervenção prepara para o futuro, reabilitando-se assim ou mesmo impulsionando a pequena agricultura”, refere o autarca.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com