A candidatura AVANÇAR COIMBRA reuniu com a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra “com o objetivo de apresentar a sua visão empresarial para Coimbra, mas também para ouvir as preocupações e os projetos em curso do tecido empresarial da região”.
Segundo os intervenientes de ambas as partes, “o encontro foi produtivo e encontrámos, desde logo, vários pontos de convergência, determinantes para impulsionar o desenvolvimento empresarial em Coimbra. A tradição de Coimbra é inovar, mas importa apoiar os empresários que já temos no concelho e atrair novos, das mais variadas áreas”.
Ana Abrunhosa e os dirigentes do NERC defendem um efetivo envolvimento da Câmara Municipal na refundação da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), bem como uma maior articulação e criação das parcerias necessárias entre a Câmara e as empresas, através do NERC. “Urge tirar da gaveta do atual presidente, José Manuel Silva, o protocolo assinado com este executivo, sobre a criação de uma comissão que tem como missão a definição do posicionamento do Centro de Congressos para feiras temáticas, a responsabilidade de apoiar a concretização da refundação da ACIC e consequentemente voltar a realizar a CIC – Feira Comercial e Industrial de Coimbra, tornando-a num evento nacional”, explicou Horácio Pina Prata do NERC. “Esta seria uma mostra muito importante, da cidade e da sua atividade económica em geral”, concordou Ana Abrunhosa.
PUBLICIDADE
A mobilização de captação de investimento foi outra das prioridades apontadas pelos representantes dos empresários que vai ao encontro de uma das bandeiras do programa da candidatura AVANÇAR COIMBRA. “Defendemos uma estratégia para atrair investimento, desde logo facilitando o contacto com a autarquia, procurando soluções para quem procura e escolhe Coimbra, criando uma “Via Verde” eficaz, uma plataforma digital que simplifique, por exemplo, os licenciamentos empresarias. É necessário criar uma agência de promoção económica com a participação das associações empresariais, com a finalidade de atrair investimento nacional e estrangeiro”, avança Ana Abrunhosa.
Durante a reunião foi evidente a convergência no que diz respeito à necessidade de Coimbra precisar de um espaço multiusos, amplo, que consiga albergar grandes eventos, com uma capacidade para um grande número de pessoas e exposições. “Isto existe no Porto, em Lisboa ou em Braga. Precisamos de um espaço desta natureza e desta dimensão na zona Centro e Coimbra tem lugares disponíveis para este fim. Concordamos que o Convento de São Francisco é um espaço magnífico e deve estar sobretudo ao serviço da cultura, pois não tem as características de edifício para eventos empresariais”, defende a candidata à câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa.
Os responsáveis do NERC e a candidatura AVANÇAR COIMBRA mostraram, ainda, estar em sintonia no que ao COIMBRA INVEST SUMMIT concerne e defendem a “alteração do modelo para um evento empresarial de maior escala, com possibilidade de espaços de networking, de exposição de produtos, e com uma gestão em articulação com o tecido empresarial e as suas associações. Ao executivo camarário cabe sobretudo incentivar e apoiar estas iniciativas, promover pontes e contactos necessários, e ser parceira do NERC-ACIC” concluiu Ana Abrunhosa.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE