Coimbra

Refugiados ucranianos voam para Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-04-2022

Parte manhã, sábado, de Coimbra para a Polónia uma equipa multidisciplinar que vai trazer, via TAP, refugiados da guerra da Ucrânia para casas cedidas em Coimbra. 

PUBLICIDADE

Esta missão, que regressa a Coimbra no dia 16 de abril. é mais uma acção que a equipa de apoio ao refugiados, liderada pela União das Freguesias de Coimbra (UFC) e pela Associação Union Fraternelle Portugal, tem desenvolvido nas últimas semanas.

A esta iniciativa têm-se juntado um conjunto alargados de entidades, empresas e particulares que permitem, neste momento, empreender uma missão desta envergadura, frisa AUFC.

PUBLICIDADE

“Esta missão é um pouco diferente das que temos visto”, conta o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos.  “Este grau de envolvência dos parceiros permite-nos preparar uma missão com outros contornos”, acrescenta”

A equipa de 11 pessoas integra uma assistente social e um enfermeiro, que têm como missão identificar necessidades e prestar apoio às equipas no terreno.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a missão será preparado todo o processo de cada um dos refugiados para que, quando chegarem a Coimbra, já lhes estejam atribuídos locais para viver nos próximos tempos, aproveitando as ofertas de alojamentos que foram feitas nas últimas semanas à União das Freguesias de Coimbra.

Além de um local onde dormir é também assegurado apoio médico e de diagnóstico aquando da chegada a Coimbra.

Este trabalho só é possível graças às entidades envolvidas das quais se ressalta a Câmara Municipal de Coimbra, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, salienta a UFC, antes de realçar que toda a “logística, complexa, desta missão só é sido possível pelo envolvimento de muitas empresas e particulares que têm disponibilizado equipamento, recursos humanos, serviços e dinheiro”

O voo humanitário tem o apoio da TAP, da Plural+Udifar, Grupo Alves Bandeira, Urgicentro, Amorim Pet e do Rotary Club dos Olivais. 

Atualmente está ainda a funcionar, com o apoio de voluntários portugueses e ucranianos, um Centro de Apoio a Refugiados no mercado do Calhabé que serve como local de receção de donativos que são usados cá, para quem chega, e são também enviados para a Ucrânia. Também neste local está a funcionar uma loja e um bazar social para os refugiados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE