Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Rede de Cafés Históricos da Península Ibérica nomeada para prémio europeu de turismo

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-09-2020
A Associação dos Cafés com História de Portugal é uma das selecionadas para um Prémio pelo Especial Interesse para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo em Património Cultural, atribuído pela European Cultural Tourism Network.
 
A criação de uma rede entre Portugal e Espanha que estabeleça um itinerário de Cafés Históricos foi a proposta apresentada à “European Cultural Tourism Network” (ECTN) na secção “Transnational Thematic Tourism Products, including European Cultural Routes”, agora nomeada para um prémio nessa categoria. O anúncio e entrega de prémios acontecerá no Encontro Internacional da ECTN , a decorrer no dia 22 de outubro, na cidade de Rijeka, na Croácia.  
 
Os Cafés Históricos da Península Ibérica como exemplos (únicos) de património material, mas também marcos simbólicos do património imaterial das suas comunidades, foi a base da candidatura. A forma como estes estabelecimentos têm conseguido manter vivos os seus negócios, as suas tradições, a sua monumentalidade, a sua identidade e a memória social ao longo de várias gerações foram algumas das vertentes assinaladas. Mas, estes Cafés Históricos, também têm incorporado novos conceitos culturais e comerciais para se manterem competitivos e atrativos face a novos modelos de negócio.
 
A proposta da criação de uma Rede Ibérica de Cafés Históricos, pretende promover a discussão do conceito e a definição de Café Histórico, destacando a sua importância para o turismo sustentável, para o turismo cultural, para a promoção da gastronomia nacional e para evidenciar os aspetos a competitividade.
 
Assim, promovendo e divulgando os Cafés Históricos localizados em Portugal e em Espanha, quer estejam localizados em cidades de maior dimensão quer estejam localizadas em cidades do interior (nas ilhas ou em territórios de baixa densidade), poderão ser integrados nos circuitos turísticos locais. Este aspeto é não só importante para alavancar as economias locais (especialmente em áreas demograficamente desfavorecidas) mas também porque o turismo cultural é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da nossa economia.
O presidente da Associação Portuguesa dos Cafés Históricos, Vitor Marques, considera que integrar a lista de nomeados é um incentivo para prosseguir o trabalho que começou com a criação da rede nacional de Cafés Históricos.  E destaca, de entre outras atividades, a realização de um encontro europeu cujas atas foram publicadas este mês, sob o tema “Os Cafés Históricos como Património Cultural”.
A Vítor Marques, coproprietário do Café Santa Cruz, em Coimbra, junta-se Fernando Franjo, um jornalista e escritor espanhol que tem desenvolvido extensa pesquisa sobre a história dos cafés em Espanha, tendo publicado o livro “50 Cafés Históricos de España e Portugal”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com