Coimbra

Rede das Bibliotecas da Região de Coimbra reúne-se para delinear linhas de ação

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 02-02-2024

O grupo de trabalho da Rede Intermunicipal das Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (RIB-RC) reuniu na Biblioteca Municipal de Soure, no passado dia 30 de janeiro, para uma sessão destinada à partilha das linhas de ação a implementar no próximo ano.

PUBLICIDADE

A RIB-RC, constituída pelos bibliotecários municipais dos 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, divulgou a informação relativa às atividades a decorrer dentro do plano de ação para 2025 entre todos os municípios.

Foram, ainda, discutidas as ações de Comemoração dos 50 anos do 25 de abril, em parceria com o Plano Nacional das Artes e Rede de Bibliotecas Escolares. Na sessão foram abordadas também as atividades a serem desenvolvidas em cooperação com o Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria e foram concebidas as Ações de Promoção das Literacias a implementar ao longos dos próximos três anos, bem como a criação de uma Carteira de Exposições Itinerantes.

PUBLICIDADE

A sessão abordou ainda a Proposta de Calendarização das reuniões do grupo de trabalho para o ano de 2024, que foi aprovada.

Para além das atividades referidas, a reunião contemplou a eleição dos elementos coordenadores bibliotecários para a RIB-RC. Os membros eleitos foram Paula Gonçalves, da Biblioteca Municipal de Soure, Elisabete Morgado, da Biblioteca Municipal Afonso Duarte, e Ana Paula Neves, da Biblioteca Municipal João Brandão.

PUBLICIDADE

publicidade

A reunião contou com a presença da Vereadora do Município de Soure, Teresa Pedrosa, que fez a abertura dos trabalhos e acompanhou as dinâmicas do grupo ao longo do dia. Estiveram, também, presentes alguns dirigentes e vereadores de municípios vizinhos.

O plano de ação para o ano de 2025 reflete a aposta da RIB-RC na promoção da cultura, da leitura e da literacia, e na cooperação entre os municípios da Região de Coimbra.

A Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra integra as Bibliotecas Municipais de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Esta rede de bibliotecas tem como objetivo principal fim de melhorar a oferta de serviços e recursos bibliotecários aos cidadãos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE