Armas, danças, bailias e folguedos na Torre de Almedina

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-06-2017

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra apresenta uma recriação histórica da época do Foral Manuelino e da sua entrega ao concelho de Coimbra, no dia 5 de julho (quarta-feira), através de um cortejo, protagonizado pela Companhia de Teatro e Recriação Histórica Bombarda, que tem início às 14:30, junto do atual edifício dos Paços do Concelho (Praça 8 de Maio), terminando junto à Porta/Torre de Almedina, antiga Sede da vereação, com a demonstração de armas, danças, bailias e folguedos.

torre almedina

PUBLICIDADE

A iniciativa decorre no âmbito das Festas da Cidade de Coimbra de 2017 e por ocasião das comemorações dos 500 Anos do documento regulador da vivência na Cidade, concedido por D. Manuel I, em 4 de agosto de 1516, atualizando, assim, o foral concedido por D. Afonso Henriquesà cidade de Coimbra.

Entregue à cidade, na Torre de Almedina, em 22 de agosto de 1517, o Foral Manuelino é um documento que definia as regras, os impostos, as taxas, os privilégios e as penas criminais e que vem confirmar alguns dos direitos e deveres consignados nos anteriores documentos reguladores do Concelho (1085, 1111 e de 1179), atualizando regras e tributos.

PUBLICIDADE

publicidade

Com a reforma dos forais “novos” D. Manuel I, rei descobridor e venturoso, ciente dos seus deveres políticos e sociais, regulamentava e simultaneamente fortalecia o seu poder. Este documento testemunha a dinâmica económica e social do concelho, mostrando-nos uma cidade onde decorreram, nesta altura, vários melhoramentos.

foral manuelino

 

No contexto da evocação da atribuição, há 500 anos, do Foral Manuelino à Cidade, recordamos que a Câmara Municipal de Coimbra tem patente ao público,em dois espaços municipais – Torre de Almedina(no Pátio do Castilho) e Arquivo Histórico Municipal (no r/c da Casa Municipal da Cultura) – aexposição documental “Coimbra, 1516: o Foral Manuelino”, até 28 de outubro do ano em curso.

Na Torre de Almedina estão patentes painéis informativos que contextualizam o aparecimento deste foral e caraterizam a cidade na época manuelina; no Arquivo Histórico Municipal é exibido o original do foral manuelino de 1516, acompanhado de outros forais e documentos do século XVI, como Livros de atas da Vereação e dosPrivilégios dos Cidadãos de Coimbra, com a particularidade de estarem legendados, também, em Braille.

A exposição pode ser visitada, a título gratuito, nos seguintes horários:

Museu Municipal| Núcleo da Cidade Muralhada: Torre de Almedina, Pátio do Castilho; de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Arquivo Histórico Municipal: Casa da Cultura, Rua Pedro Monteiro; de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE