Mundo

Recolhidos queijos após mortes por surto de intoxicação alimentar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 27-08-2025

Imagem: DR

As autoridades de saúde francesas anunciaram uma recolha nacional de queijos da marca Chavegrand, incluindo variedades de pasta mole como brie e camembert, depois de terem sido registados vários casos de listeriose.

Segundo a agência de saúde pública francesa, 21 pessoas com idades entre os 34 e os 95 anos adoeceram após consumir os queijos, e duas morreram em consequência da infeção bacteriana.

A listeriose é uma doença rara causada pela bactéria Listeria monocytogenes, habitualmente transmitida através da ingestão de alimentos contaminados. Embora seja incomum em queijos pasteurizados, a bactéria pode estar presente porque é frequente no ambiente, explicaram as autoridades, como consta no artigo da EuroNews.

PUBLICIDADE

Na maioria dos casos, a infeção provoca apenas sintomas ligeiros, como febre, dores, diarreia e calafrios. No entanto, pode tornar-se potencialmente fatal em grupos de risco, como grávidas, bebés, idosos e pessoas com o sistema imunitário fragilizado.

As autoridades francesas pedem à população para não consumir os queijos afetados e alertam que os sintomas podem surgir até oito semanas após a ingestão. “Qualquer pessoa que tenha consumido estes queijos e apresente febre, dores de cabeça ou musculares deve consultar o seu médico e informar sobre o consumo”, recomendou a autoridade sanitária.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE