Crimes

Recluso provoca incêndio na Prisão de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-03-2017

4 pessoas intoxicadas devido a um incêndio no Estabelecimento do Prisional de Coimbra na noite de 8 de março.

PUBLICIDADE

Um recluso terá incendiado um colchão na cela onde se encontrada na cave da “Penitenciária de Coimbra”, onde supostamente “estava de castigo”, depois de, alegadamente, durante a tarde, ter insultado guardas prisionais.

O fogo foi combatido durante mais de duas horas pelos Bombeiros Sapadores de Coimbra, Voluntários de Brasfemes, Coimbra e Condeixa.  INEM, Cruz Vermelha e PSP também participaram na operação que decorreu entre as 20:58 e as 23:30.

PUBLICIDADE

O Chefe Amândio Lapa, dos Sapadores de Coimbra, fez o ponto da situação no final da ocorrência.  Os 4 intoxicados são 3 guardas prisionais e 1 recluso. Receberam tratamento no CHUC, onde se encontrava, à hora em que prestou declarações (perto da meia noite).

Quando chegámos deparamos com dificuldades. O estabelecimento tem uma grande extensão. Centenas de metros. Foi necessário assegurar condições de segurança, adiantou.

PUBLICIDADE

publicidade

Amândio Lapa adiantou que foi necessário transferir vários reclusos (pelo menos 7 ou 8) para outras áreas da prisão para que a área onde deflagrou o incêndio fosse “arejada”.

Veja todas as declarações que transmitimos em directo:

No local estiveram:  Sapadores de Coimbra: 6 viaturas e 17 elementos. Voluntários de Condeixa: 1 viatura e 6 elementos. Voluntários de Coimbra:  1 viatura  e 5 elementos. Brasfemes: 1 viatura e 5 elementos. INEM: 3 viaturas e 6 elementos. Cruz Vermelha: 1 viaturas e 3 elementos. PSP: 4 viaturas e 11 elementos.

Apesar do aparato que se registou, a Polícia Municipal (que passou pelo local) e a Polícia de Segurança Pública (que estava na área) não chegaram a cortar o trânsito na Rua de Infantaria (entre o Largo de Santana e os Arcos do Jardim).

NDC constatou que as entradas  do Estabelecimento do Prisional de Coimbra são demasiado estreitas para a passagem das viaturas pesadas dos soldados da paz, o que dificulta a entrada e saída dos meios de socorro.

Veja ou reveja toda a nossa transmissão em directo:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE