Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Reciclagem cresceu 5% em 2022. ERSUC agradece à população

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-03-2023

A ERSUC, registou em 2022 um aumento na recolha seletiva de embalagens (de plástico, metal, cartão e vidro) de 5% face a 2021, num ano em que também registou um decréscimo na receção de resíduos urbanos indiferenciados de 1%.

PUBLICIDADE

Em 2022, a ERSUC recebeu 48 078 toneladas de recicláveis provenientes da recolha seletiva de ecopontos, da recolha porta-a-porta em comércios e serviços, das entregas em ecocentro e das recolhas em ecoeventos, o que traduz um aumento de recicláveis de 5% face a 2021. Parcelarmente recebeu 20 389 toneladas de vidro, representando um aumento de 5% face a 2021, 15 789 toneladas de papel/cartão, representando um aumento de 3% face a 2021 e 11 900 toneladas de embalagens de plástico e metal, representando um aumento de 8% face ao ano anterior.

Cada habitante da área de intervenção da ERSUC contribuiu para que no final de 2022 tenha sido possível enviar para reciclagem materiais que permitem produzir ou poupar recursos muito significativos, em termos de papel/cartão traduzem-se na poupança de 237 mil árvores e no vidro a quantidade que permite produzir cerca de 58 milhões de garrafas de 0,75 litros.

PUBLICIDADE

publicidade

A maior participação por parte da população, as ações dos municípios e o investimento consistente em viaturas, contentores, instalações e educação ambiental, tem permitido à ERSUC aumentar a quantidade de materiais valorizados e encaminhados posteriormente para a indústria recicladora.

No terreno a ERSUC dispõe de uma rede de 5 732 ecopontos distribuídos pelos seus 36 municípios, alcançando uma densidade de 161 habitantes por ecoponto, complementada com um serviço de recolha porta-a-porta em estabelecimentos de comércios e serviços, assim como programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e instituições.

PUBLICIDADE

A ERSUC agradece à população, aos municípios e aos seus colaboradores, este esforço comum de tornar a região uma referência em termos de reciclagem, procurando retribuir com um serviço cada vez melhor e que vá ao encontro das suas necessidades e expectativas. 

A ERSUC abrange uma área de 6700 km2 (7.9 % do território nacional) e serve uma população de aproximadamente um milhão de habitantes.

O Sistema inclui 36 municípios: Águeda, Albergaria-a-Velha, Alvaiázere, Anadia, Ansião, Arganil, Arouca, Aveiro, Cantanhede, Castanheira de Pera, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Estarreja, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Góis, Ílhavo, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Soure, Vagos, Vale de Cambra e Vila Nova de Poiares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com