Coimbra

Receita das Sobras dá prémio aos SASUC. XIRIBITATATATÁ…

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-07-2015

O Selo de Reconhecimento  “PRATØ – Boas Práticas de Prevenção do Desperdício Alimentar” acaba de ser atribuído aos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), na categoria ‘Receita das Sobras’.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

Os SASUC apresentaram a concurso o “XIRIBITATATATÁ”, um folhado em forma de cesta, com recheio de ingredientes frescos e de elevada qualidade, decorrentes de sobras/aproveitamentos.

PUBLICIDADE

publicidade

Este aproveitamento de sobras, que pode ser vegetariano, de carne ou de peixe, foi buscar o nome ao grito de exaltação do espírito académico que o associa à Universidade de Coimbra.

O objetivo desta oferta é evitar que os ingredientes destinados à confeção alimentar sejam desperdiçados entre refeições e possam ser confecionados de uma forma alternativa e apelativa, com redução do desperdício alimentar e sensibilização dos membros da comunidade universitária para a prática e adoção de novos comportamentos que tenham em vista o desperdício alimentar zero.

PUBLICIDADE

Para Regina Bento, Administradora dos SASUC, a diferenciação do XIRIBITATATATÁ «assenta no facto de a comunidade UC reconhecer a importância do respeito pelos recursos que a natureza gera e as mãos humanas transformam, o que fez deste produto um sucesso desde o dia do lançamento, no início do passado mês de junho. A sua procura comprova o esforço efetivo da comunidade UC na redução do desperdício alimentar, que se estima em 7 toneladas por mês, mas que desde abril deste ano já reduziu uma tonelada por mês».

Os SASUC vão continuar a desenvolver iniciativas de incentivo à redução do desperdício alimentar, apelando ao consumo adequado às necessidades individuais, monitorizando o desperdício e promovendo medidas de otimização de processos e recursos.

O XIRIBITATATATÁ está à venda na sala A das Cantinas Centrais ao preço unitário de 2,40€, o equivalente ao preço de uma refeição social para estudante.

PRATØ – Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar Zero é uma iniciativa da Sociedade Civil e do Governo, que distingue a implementação de políticas e modelos de boa gestão no combate ao desperdício alimentar por entidades ou pessoa individual com boas práticas em responsabilidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE