Rebuliço em Vila Nova da Barca

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-06-2017

“Because color is” é o nome da mais recente peça de intervenção de arte urbana na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca (UFAVVNB). Nos dias 3 e 4 junho, artista Bigod, no âmbito do Festival Rebuliço, criou uma obra que coloca Vila Nova da Barca também na rota da criação artística e dá também o pontapé de saída para o festival que acontece naquela união de freguesias nos dias 21, 22 e 23 de julho.

PUBLICIDADE

unnamed (12)
“Fazer uma obra em Vila Nova da Barca esteve sempre nos planos da organização do festival, mas alguns contratempos não o permitiram. Agora foi possível concretizá-la, fazendo com que seja uma espécie de aquecimento para o Rebuliço de 2017”, avançou Daniel Nunes, secretário da UFAVVNB e responsável pelo festival. “Aqui em Vila Nova da Barca a população está muito envelhecida e, por isso, acreditamos que este tipo de intervenção traz mais cor e pode ajudar a captar mais gente e dar mais vida às nossas localidades”, reforçou.

 
João Domingos, também conhecido por Bigod, enquanto vai dando forma à peça, reforça as palavras do responsável pelo Rebuliço: “É muito importante desenvolver um programa artístico que possa rentabilizar estes espaços que estão a ser deixados para trás. A arte pode ser um caminho capaz de trazer mais pessoas a visitar estes locais e a sua beleza pode fazer com que até acabem gostar e decidam fixar-se nas localidades que visitam”.

PUBLICIDADE

unnamed (11)
No sábado, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta Diana Andrade, e do presidente da UFAVVNB, Carlos Alves, acompanhou o desenvolvimento da intervenção e, ao deixar elogios à iniciativa, sublinhou: “Este é bom exemplo de que com criatividade é possível tornar um território mais atrativo, com uma oferta cultural diversificada, contribuindo, igualmente, para o reforço de uma imagem de um concelho moderno e dinâmico”.

 
Confiante no sucesso da edição de 2017, Carlos Alves, esclareceu: “Depois do êxito alcançado no passado, apostámos em continuar com o Rebuliço, um projeto pioneiro de arte urbana que nos deixa muito orgulhosos”.

PUBLICIDADE

publicidade

 
A peça de Vila Nova da Barca está localizada na rua da Nossa Senhora da Conceição e, de acordo com a organização aborda “a desertificação e o valor que os mais idosos podem continuar a dar às suas comunidades”.

 
A composição gráfica inclui vários elementos. A título de curiosidade, refere-se ainda que Bigod foi buscar inspiração a Vila Nova da Barca, usando como modelo a fotografia da mão de uma moradora da localidade.

 
Enquanto não arranca mais uma edição do Rebuliço, recorda-se que é possível fazer a marcação para visitas guiadas gratuitas pelo Roteiro de Arte Urbana da UFAVVNV (marcações e informações – email: rebulico.geral@gmail.com ou telefone: 965 066 746).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE