Conecte-se connosco

Cinema

Realizadora conimbricense Regina Pessoa homenageada no sábado em Itália

Publicado

em

 A realizadora portuguesa Regina Pessoa é homenageada com três iniciativas, no sábado em Florença, Itália, no âmbito do festival internacional “O cinema e as mulheres”.

Em conjunto com o produtor Abi Feijó, a realizadora vai começar o dia com uma conferência de imprensa e, durante a tarde, é entrevistada pela crítica de cinema e escritora Mathilde Tortora.

Para a noite de sábado está reservada uma sessão especial a que se chamou “Regina Pessoa e Abi Feijó: a rainha da animação e o seu mestre”, de acordo com um comunicado do estúdio Ciclope Filmes, local de onde têm saído os êxitos de Regina Pessoa.

Será essa, a noite de sábado, altura para o público italiano poder assistir aos três filmes de animação que a realizadora fez sobre a infância, especialmente a última obra, “Kali, o pequeno vampiro”, sobre uma criança que gostava de poder brincar com as outras durante o dia.

O filme já foi por diversas vezes premiado e termina uma trilogia da realizadora, começada com a “Noite” (em 1999) e que seguiu com “História trágica com final feliz” (em 2005), curtas-metragens de animação também muito premiadas, especialmente a segunda.

Regina Pessoa e Abi Feijó (além de produtor também cineasta) já tinham feito em conjunto “Estrelas de Natal”, em 1998.

“História trágica com final feliz” foi dos mais premiados filmes de animação até hoje, condecorações que “trouxeram respeito” mas que não facilitaram o acesso a financiamentos, disse recentemente à Lusa a realizadora, nascida em Coimbra em 1969 e licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Abi Feijó, realizador de “Os salteadores”, “Fado lusitano” e “O clandestino”, que também vão ser exibidos em Roma, nasceu em Braga em 1956 e licenciou-se em Arte Gráfica e Design pela mesma escola do Porto, cidade onde fundou o seu primeiro estúdio de cinema de animação.

Tal como Regina Pessoa os prémios não lhe são estranhos, nem as homenagens como as de que, no sábado, são alvo em Florença.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link