Coimbra

Real República do Bota-Abaixo quer ser reconhecida como entidade de interesse histórico e cultural

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-12-2019

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para o eventual reconhecimento da Associação Real República do Bota-Abaixo como entidade de interesse histórico e cultural ou social local.

PUBLICIDADE

A ser aprovada a intenção de candidatura, a decisão será submetida a um período de consulta pública de 20 dias, para que, por fim, seja elaborado o relatório final. A CM Coimbra já reconheceu 10 repúblicas de estudantes e estão em análise técnica ou a aguardar a entrega de documentos outras 10, bem como de três lojas históricas.

A Real República do Bota-Abaixo apresentou a candidatura final nos serviços municipais em finais de outubro, tendo-se seguido a análise técnica dos serviços municipais. Mediante os documentos apresentados é possível reconhecer que a República existe desde 1986, sendo comprovativo de que a longevidade da república de estudantes é superior a 25 anos. Todavia, a República celebra este ano 70 de existência contínua.

PUBLICIDADE

publicidade

Da atividade da República salienta-se a sua participação em atividades de âmbito cultural e social, como a dinamização de sessões de cinema, concertos, espetáculos de dança e workshops. A República do Bota-Abaixo terá sido uma das primeiras a aceitar uma mulher, na década de 70.

Recorde-se que a CM Coimbra aprovou, na sua reunião de 5 de março de 2018, uma ficha de candidatura para a instrução de processos de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, de forma a auxiliar os estabelecimentos que pretendessem ver efetivado esse reconhecimento. O objetivo passa, pois, por simplificar o procedimento, para que os estabelecimentos que se enquadrem nas categorias previstas na lei possam desencadear, com maior celeridade e simplicidade, o seu processo de pedido de reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural ou social local.

PUBLICIDADE

Desde então, já foram reconhecidas 10 repúblicas de estudantes e estão em análise técnica ou a aguardar a entrega de documentos outras 10, bem como de três lojas históricas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE