Região

Reabertos acessos principais à Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 02-02-2026

 Os acessos principais ao parque florestal da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, foram hoje reabertos após a queda de diversas árvores na sequência da depressão Kristin, disse fonte da Proteção Civil municipal.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Sapadores, Nuno Pinto, esclareceu que quer a via que liga a povoação da Serra da Boa Viagem ao Cabo Mondego, passando pelo Abrigo da Montanha, quer a ligação ao Miradouro da Bandeira, a norte, a partir daquela estrada, já foram reabertos à circulação.

Permanece cortada ao trânsito a via que liga a chamada Casa da Proteção Civil (Casa das Cruzinhas) ao Miradouro da Bandeira, onde decorrem trabalhos de limpeza por parte das duas equipas de sapadores florestais do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), destacados para aquele espaço natural.

Na quarta-feira, os ventos fortes associados à depressão Kristin arrancaram árvores na zona central do parque florestal Manuel Alberto Rei, junto à capela de Santo Amaro, e noutros locais da Serra da Boa Viagem.

Nove pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois três óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

 A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.