Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Rastos do Rally de Portugal em Arganil? Só dos pneus!

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-05-2022

Município de Arganil apela à responsabilidade e consciência ambiental dos milhares de aficionados que são esperados no mítico troço ‘rasgado’ por entre a Serra do Açor.

PUBLICIDADE

É por um rally mais amigo do ambiente e sustentável – e também solidário – que Arganil se une e leva a cabo um conjunto de iniciativas que se propõem a minimizar o impacto ambiental da passagem do Vodafone Rally de Portugal pelo concelho, no dia 20 de maio.

Em parceria com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, o Município de Arganil instalou um número significativo de ecopontos para separação de plástico e metal (amarelo), vidro (verde), papel e cartão (azul) ao longo do troço, em especial nas zonas destinadas ao público. Após a prova, os resíduos recolhidos serão pesados e convertidos num valor monetário, que vai reverter para a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – Unidade de Arganil (80€/ton; papel/cartão e 220€/ton plástico/metal).

PUBLICIDADE

publicidade

E porque as máscaras fazem, ainda, parte do dia-a-dia dos portugueses, o guia das boas práticas ambientais mantém a mensagem em torno das máscaras faciais descartáveis. O desafio em tempos de pandemia passa por apelar aos adeptos que vão palmilhar a Serra do Açor que coloquem este forte elemento poluidor nos caixotes do lixo indiferenciado, espalhados pelos locais que vão acolher o público.

Os colaboradores do Município e os voluntários formados pelo ACP (Marshall) dispersos pelos vários pontos do troço, nas zonas que vão acolher o público, vão disponibilizar sacos para recolha de resíduos. Solicite o seu e ajude a minimizar o impacto ambiental da passagem do Vodafone Rally de Portugal pelo concelho.

PUBLICIDADE

A proteção da floresta merece também especial atenção por parte do Município de Arganil e da organização da prova. As ações e os apelos aos adeptos vão no sentido de respeitar as plantações existentes e evitarem as fogueiras e não deitarem as beatas de cigarros no chão, considerando o considerável risco de incêndio.

“À semelhança das edições anteriores, contamos com o comportamento responsável e respeitador do público que se vai instalar ao longo das encostas da serra, não só em questões de segurança, como de limpeza e proteção do património natural”, confia Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal. “Estamos empenhados na sensibilização das pessoas, com o propósito de que, no final da prova, seja apenas visível o rasto dos pneus no troço e a poeira no ar”, acrescenta o presidente da autarquia, afirmando que “a diminuição da produção de resíduos e a proteção ambiental da floresta são os principais objetivos”.

À boleia da proatividade e da forte consciencialização ambiental das entidades da região e das associações do concelho de Arganil, o Município e o ACP – Automóvel Clube de Arganil, organizador da prova, estão empenhados em replicar o modelo de sustentabilidade ambiental implementada que tem valido ao WRC Vodafone Rally de Portugal a certificação ambiental máxima por parte FIA, sendo considerado pelo Comité Olímpico Internacional um exemplo a seguir por outros eventos e atividades desportivas de todo o mundo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com