Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Ramalho Eanes admite que “esperava mais” quando se fez a Revolução

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 01-04-2022

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes admitiu hoje que, na altura do 25 de abril de 1974, “esperava mais”, afirmando que não foi feito o suficiente para se “politizar a sociedade” e instituir uma “democracia dinâmica”.

PUBLICIDADE

“Há uma coisa indiscutível: o 25 de abril trouxe a liberdade, trouxe a democracia. Não escondo que, na altura, esperávamos mais, esperávamos uma democracia dinâmica, em que o povo resolvesse participar, em que o povo sentisse que ele é efetivamente o dono da liberdade e o dono do país”, afirmou Ramalho Eanes.

O Presidente da República entre 1976 e 1986 falava aos jornalistas à entrada para a sessão evocativa dos 30 anos da morte de Salgueiro Maia, que decorre hoje no Largo do Carmo, em Lisboa, e a que assistem capitães de Abril como Vasco Lourenço ou Carlos Matos Gomes, mas também o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

PUBLICIDADE

publicidade

No entender de Ramalho Eanes, “os Governos são apenas um instrumento, um instrumento historicamente determinado, não mais que isso”, devendo o povo “colaborar com esse instrumento, exigir esse instrumento e, quando fosse necessário, contestá-lo”.

“Isso, infelizmente, não aconteceu”, afirmou.

PUBLICIDADE

Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República a ser eleito democraticamente, afirmou fazer essa constatação “com um grande à vontade”, por também ter “culpa nesta situação”.

“Não fizemos aquilo que é indispensável num povo que está amorfo, que nunca teve democracia, que vem de um regime autoritário salazarista. Nós devíamos ter, de alguma maneira, politizado a sociedade, devíamos ter feito com que realmente esse comportamento fosse sentido, fosse interiorizado e fosse praticado, porque só ele é que permite que a democracia se aprofunde permanente”, indicou.

Eanes frisou que a “democracia não é uma conquista, a democracia é um desafio e, ou se luta para vencer esse desafio, ou a democracia começa a desiludir, começa a fragilizar-se, o que naturalmente é complicado e perigoso”.

Abordando a figura de Salgueiro Maia, Eanes considerou que o oficial de Cavalaria “representa, simbolicamente, todos os capitães: participou, arriscou-se, não pediu nada, não recebeu nada”.

“Acho que há aqui o ideal de pureza que é aquele que corresponde àquilo que era o grande propósito inicial de Abril (…), que era devolver ao povo aquilo que lhe pertencia geneticamente, que era a liberdade e o povo utilizar a liberdade como quisesse”, frisou.

Eanes sublinhou que Salgueiro Maia é um “símbolo, sempre vivo, dos ideais genéticos da Revolução”.

Neste domingo, assinalam-se os 30 anos da morte do capitão Salgueiro Maia, falecido a 03 de abril de 1992.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com