Coimbra

Rally desce da Alta para a Baixa de Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-02-2022

A tradicional Serenata Monumental da Queima das Fitas e a superespecial noturna da 55ª edição do Rally de Portugal vão realizar-se a 19 de maio em Coimbra, mas uma das partes teve de ceder. Em exclusivo ao Notícias de Coimbra, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) revelou que o evento desportivo vai deixar a zona universitária “para que os festejos dos estudantes aconteçam de forma serena e tranquila” e descer até à Baixa.

PUBLICIDADE

“Não queríamos prejudicar nem os estudantes nem a cidade de Coimbra nas suas tradicionais festas”, disse ao NDC Carlos Barbosa, confirmando que ambos os eventos estavam previstos para a zona da Universidade mas que a organização do Rally, depois de conversar com a Câmara e de se aperceber de que “podia haver uma guerra” entre as duas iniciativas, decidiu deixar “o local para que a Serenata e os festejos dos estudantes possam acontecer de forma serena e tranquila”.

“Vamos sair completamente da zona da Universidade para não prejudicar os estudantes”, assegurou o responsável, afirmando que tem “imenso respeito por essas festividades”. 

PUBLICIDADE

“São dois grandes acontecimentos para a cidade de Coimbra e um não poderia estragar o outro”, sustentou, revelando que a partida do Rally e a superespecial vão passar “para a zona Baixa da cidade”, mas que o percurso ainda está a ser estudado em conjunto com a autarquia. Será num local que possa ser também “um emblema e um postal da cidade para divulgar para o mundo inteiro”, adiantou. 

“Gostaríamos muito mais que a partida e a superespecial fossem na zona da Universidade que é tradicional, muito bonita e muito conhecida no mundo inteiro, mas obviamente que os estudantes estão primeiro”, disse Carlos Barbosa para quem em Coimbra “não há zona tão bonita como a da Universidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Tenho muita pena que não seja na Universidade, mas compreendo perfeitamente”, garantiu acreditando que “para o ano se poderão conciliar [os dois eventos] e voltar à Universidade”.

“Adoramos a cidade de Coimbra, somos sempre bem recebidos”, sublinhou o organizador, mostrando-se entusiasmado com a coexistência de “dois grandes espetáculos, [as pessoas] começam por ver os melhores pilotos do mundo, e depois vão com calma para a belíssima Serenata”, referiu.

Questionado sobre o risco acrescido para a segurança, tendo em conta que é um dia em que a cidade está muito movimentada, Carlos Barbosa asseverou: “não vai haver problema nenhum, as forças de segurança são fantásticas, há um plano bem definido, tudo vai correr bem”. 

Veja o direto NDC com Carlos Barbosa, presidente do ACP:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE