Conecte-se connosco

Coimbra

Rally de Portugal “empata” SMTUC

Publicado

em

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra informa que, no âmbito da realização da cerimónia oficial da partida e da Super Especial Urbana da 55ª edição do Rally de Portugal, vão ocorrer condicionamentos de trânsito e de estacionamento, sobretudo na freguesia de Santa Clara, entre os dias 14 e 20 de maio.

A realização da cerimónia oficial da partida e da Super Especial Urbana do Rally de Portugal 2022 implica diversos cortes e condicionamentos.

A autarquia afiança que uma equipa de técnicos municipais anda no local a elucidar comerciantes, hoteleiros e moradores sobre os vários constrangimentos, articulados entre as diversas entidades envolvidas na organização do evento. 

Esse trabalho vai-se intensificar nos próximos dias, sobretudo na zona do rossio de Santa Clara, para ajudar a esclarecer, por exemplo, que os estabelecimentos na avenida João das Regras (e zona envolvente) podem estar abertos no seu horário normal de funcionamento e sem qualquer restrição à venda de produtos por parte destes comerciantes, apenas com a condicionante de não poderem ser montadas esplanadas, acrescenta a edilidade.

Para esclarecimento de dúvidas e qualquer questão relacionada com a logística do evento,  a CM de Coimbra disponibiliza duas vias de contacto: através do número de telefone 239 796 626 (a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h30) e ainda através do e-mail [email protected].

Condicionamentos de trânsito 

Os condicionamentos de trânsito e de estacionamento afetam sobretudo a freguesia de Santa Clara, entre os dias 14 e 20 de maio.

A partir de 14 de maio

Devido a montagens, a avenida de Conimbriga ficará apenas com circulação no sentido sul-norte até às 21h00 do dia 18 de maio, altura em que será cortado o trânsito.

Também será encerrado ao trânsito o estacionamento da Praça das Cortes e o pequeno arruamento de acesso ao mesmo na avenida João das Regras.

 

A partir de 16 de maio

Todos os lugares de estacionamento serão suprimidos nos seguintes arruamentos, até dia 20 de maio (período da manhã): rua António Gonçalves, desde o entroncamento com a rua das Parreiras, para norte, ficando acessível apenas a moradores; rua Feitoria dos Linhos, desde o entroncamento com a rua Cano dos Amores, ficando acessível apenas a moradores; rua Luis Verney, ficando apenas disponível a via para os autocarros dos SMTUC.

 

De 18 até 20 de maio

A partir das 21h00, efetuar-se-á corte efetivo de trânsito atá às 09h00 do dia 20 de maio, nas seguintes artérias: avenida Inês de Castro, logo a seguir às bombas da Cepsa (lado sul); Ponte de Santa Clara; avenida de Conimbriga; avenida Inês de Castro; avenida João das Regras; rua Alberto Carlos Pinto Abreu, junto à rotunda de Baden-Powell, ficando desde a rotunda até às proximidades do Convento São Francisco acessível apenas a moradores; avenida da Guarda Inglesa, junto à rotunda do Aldi, ficando apenas acessível até à proximidade do Convento São Francisco apenas a moradores; rua Volta das Calçadas, ficando apenas acessível a moradores; calçada Rainha Santa Isabel acessível apenas a moradores; inversão do sentido de trânsito na rua das Parreiras.

 

Alteração das Linhas, Paragens e Parques de Estacionamento dos SMTUC

 

Relativamente à rede de transportes dos SMTUC, 11 paragens vão ficar desativadas e 28 linhas vão sofrer impactos substanciais nos seus percursos, nomeadamente as linhas: º 6, 6F, 12, 12A, 13, 13P, 14, 14T, 17, 18,20,21, 21A,21R, 21T, 22, 23, 23C, 31, 32,38, 43, 43V, 47, 48, 49 49T e a Linha do Botânico. Por sua vez, o Parque de estacionamento da Praça das Cortes vai estar interdito entre os dias 14 e 20 de maio. 

 

Linhas n.º 6, 6F, 13, 20 e 31: No sentido da Portagem, à exceção da Linha n.º 13, a partir da rotunda Baden Powell, efetuam circulação pela R Mendes dos Remédios, rotunda do Lagar, Planalto de Santa Clara, Pte Açude, R Padre Estevão Cabral, Av Fernão de Magalhães, Estação Nova e Portagem, onde retomam o seu percurso habitual. No sentido de Sta Clara, à exceção da Linha n.º 20, as restantes linhas efetuam circulação pela Av Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Pte Açude, Planalto de Santa Clara, rotunda do Lagar, R Mendes dos Remédios e rotunda Baden Powell, onde retomam os seus percursos habituais.

Linhas n.º 12, 21 e 32: No sentido Taveiro/Arzila/Vila Pouca, respetivamente, efetuam circulação, pela Av Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Pte Açude, Av de Conimbriga, R Luís António Verney e Av da Guarda Inglesa, onde retomam os seus percursos habituais;

Linhas n.º 13 e 14T: No sentido Sta Clara, efetuam circulação pela Av Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Pte Açude, Av de Conimbriga, R Luís António Verney, Av da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e rotunda do Lagar, onde retomam o seu percurso habitual;

Linha n.º 14: No sentido Portagem, a partir da R Luís António Verney, efetua circulação pela Av da Guarda Inglesa, Pte Açude, R Padre Estevão Cabral, Av Fernão de Magalhães, Estação Nova e Portagem, onde retoma o percurso habitual;

Linhas n.º 13P e 17: No sentido Sta Clara, efetuam circulação pela Av Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Pte Açude e rotunda da Guarda Inglesa, onde retomam o seu percurso habitual. No sentido Portagem, a Linha n.º 13P e a viagem das 7h55 (Coalhadas) da Linha n.º 17, a partir da R Luís António Verney (Escola Silva Gaio), efetuam circulação pela Pte Açude, R Padre Estevão Cabral, Av Fernão de Magalhães, Estação Nova e Beira Rio;

Linhas n.º 18, 23, 23C, 43, 43V e 47: No sentido Portagem, a partir da rotunda das Lajes, efetuam circulação pela Pte Rainha Santa Isabel, rotunda da Boavista, Av Cónego Urbano Duarte, R do Brasil, Av Emidio Navarro e Portagem. No sentido Sta Clara, efetuam circulação pela Av Emídio Navarro, Av da Lousã, Av Cónego Urbano Duarte, Pte Rainha Santa Isabel e rotunda das Lajes, onde retomam o seu percurso habitual. Neste grupo de linhas, enquanto se encontrarem em vigor as interrupções de trânsito previstas, não efetuam deslocação à Escola Silva Gaio, devendo ser utilizadas as paragens da Portagem/Beira Rio para acesso ao estabelecimento escolar; 

Linha n.º 22: A viagem com partida da Escola Inês de Castro, às 7h55, não efetua deslocação pela Pte de Santa Clara, invertendo a partir da R Luís António Verney (Escola Silva Gaio) e efetuando percurso pela Pte Açude, R Padre Estevão Cabral, Av Fernão de Magalhães, Estação Nova e Portagem, onde retoma o seu percurso habitual;

Linha n.º 38 e 48: No sentido Portagem, a partir da R Luís António Verney (Escola Silva Gaio), efetuam circulação pela Av da Guarda Inglesa, Pte Açude, R Padre Estevão Cabral, Av Fernão de Magalhães, Estação Nova e Portagem, onde retomam o seu percurso habitual. No sentido de Sta Clara, a partir da Portagem, efetuam circulação pela Av Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Pte Açude, Av de Conimbriga, R Luís António Verney e Av da Guarda Inglesa, onde retomam o seu percurso habitual;

Linha 49 e 49T: No sentido Portagem, a partir da rotunda Baden Powell, efetuam circulação pela R Mendes dos Remédios, rotunda do Lagar, Planalto de Sta Clara, Pte Açude, R Padre Estevão Cabral, Av Fernão de Magalhães, Estação Nova e Portagem. No sentido Cernache, circulam pela Av Fernão de Magalhães, Casa do Sal, Pte Açude, Planalto de Sta Clara, rotunda do Lagar e rotunda Baden Powell, onde retomam o seu percurso habitual;

Linha do Botânico: Esta linha será suspensa enquanto se encontrarem em vigor as interrupções de trânsito previstas.

NOTA 1: As Linhas que possuem horários de viagens com deslocação à Escola Silva Gaio, efetuam circulação pela Av. de Conimbriga, R. Luís António Verney e Av. da Guarda Inglesa, servindo a paragem aí localizada;

NOTA 2: As Linhas retomarão a normalidade dos seus percursos, previsivelmente a partir da manhã do dia 20/05/2022.

 

Estacionamento para visitantes

 

A CM de Coimbra concentra ainda uma lista de vários parques de estacionamento, que podem ser utilizados pelos visitantes. 

 

Parque de Estacionamento da Feira dos 7 e 23: 

– Coordenadas GPS: 40.2194675176197, -8.45882916831129

– Capacidade elevada de estacionamento; 

– Sem acesso pedonal às bancadas Amarela, Verde e Vermelha; 

– Gratuito

– Transfer na proximidade (horários disponibilizados em breve)

 

Parque de Estacionamento do Choupal: 

– Coordenadas GPS: 40.223930713298024, -8.443740828228574

– Capacidade elevada de estacionamento; 

– Sem acesso pedonal às bancadas Amarela, Verde e Vermelha; 

– Gratuito

 

Parque de Estacionamento da Quinta da Várzea: 

– Coordenadas GPS: 40.194734642390465, -8.430696132390986

– Capacidade reduzida de estacionamento; 

– Sem acesso pedonal às bancadas VIP e CORPORATE; 

– Gratuito

 

Parque de Estacionamento Exploratório: 

– Coordenadas GPS: 40.19623123008936, -8.430073432290506

– Capacidade moderada de estacionamento; 

– Sem acesso pedonal às bancadas VIP e CORPORATE; 

– Gratuito

 

Parque de Estacionamento do Parque Verde – Margem Esquerda: 

– Coordenadas GPS: 40.199832867957426, -8.429050941534053

– Capacidade moderada de estacionamento; 

– Sem acesso pedonal às bancadas VIP e CORPORATE; 

– Gratuito

 

Parque de Estacionamento do Parque Verde – Margem Direita

– Coordenadas GPS: 40.199947484443555, -8.423399354037704

– Capacidade elevada de estacionamento;

– PAGO das 07h00 às 20h00.

 

Recolha de resíduos

 

A recolha de resíduos urbanos na zona será feita de acordo com o procedimento normal, sendo reforçada com uma segunda passagem no respetivo circuito. No entanto, no dia 19, dia da prova, não haverá recolha de resíduos urbanos no perímetro do circuito do Rally, uma vez que se encontrar encerrado ao transito. Todavia, no dia 20 será retomada a recolha de resíduos urbanos de modo normal.

 

Estabelecimentos escolares

 

Escola Secundária D. Duarte: 

A Escola Secundária D. Duarte vai funcionar normalmente, tendo a comunidade escolar sido informada de todos os constrangimentos existentes na zona envolvente. 

 

Escola Silva Gaio: 

A Escola Silva Gaio vai funcionar normalmente e a comunidade escolar vai ser informada de todos os constrangimentos existentes na zona envolvente. 

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade