Mundo

Rainha Isabel II vai indigitar sucessor de Boris Johnson na Escócia

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 31-08-2022

A rainha britânica Isabel II vai receber a demissão de Boris Johnson e indigitar o novo primeiro-ministro (ou primeira-ministra) no palácio de castelo de Balmoral, na Escócia, anunciou hoje uma fonte da família real. 

PUBLICIDADE

A ministra dos Negócios Estrangeiros Liz Truss e o antigo ministro das Finanças Rishi Sunak são os finalistas da eleição para a liderança do Partido Conservador que termina na sexta-feira e cujo vencedor será anunciado na segunda-feira.

De acordo com a tradição, Boris Johnson deverá demitir-se na terça-feira e o sucessor indigitado pela monarca no mesmo dia para que forme um novo governo.

PUBLICIDADE

publicidade

No passado, estas formalidades eram cumpridas no Palácio de Buckingham, em Londres, a curta distância do Parlamento em Westminster, e da residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street.

Porém, os problemas de saúde da monarca de 96 anos, que se tem queixado de problemas de mobilidade, levaram a esta solução, pelo que Johnson e o vencedor entre os dois candidatos, Liz Truss ou Rishi Sunak, terão de fazer uma viagem de ida e volta de cerca de 1.600 quilómetros entre Balmoral, no norte da Escócia, e Londres.

PUBLICIDADE

A nomeação de novos primeiros-ministros é um dos principais deveres constitucionais da rainha, o que aconteceu sempre em Buckingham nos 70 anos de reinado.

Durante a pandemia, Isabel II começou a receber embaixadores por vídeo-chamada e a realizar reuniões virtuais com os conselheiros de Estado, e a audiência semanal com o primeiro-ministro também tem sido feita remotamente desde 2020.

Este ano, a monarca delegou a Abertura de Estado do Parlamento a dois dos seus Conselheiros de Estado e herdeiros, o príncipe Carlos e o príncipe William.

No ano passado, passou uma noite no hospital e tem aparecido cada vez menos em público, optando por delegar cada vez mais funções ao filho Carlos ou outros membros da família real.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE