Raimundo Mendes da Silva continua a coordenar projeto Viseu Património

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-09-2017

Raimundo Mendes da Silva vai continuar a coordenar o projeto Viseu Património nos próximos dois anos, anunciou hoje o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

PUBLICIDADE

mendes da silva

O anúncio foi feito durante o lançamento do sítio na Internet deste projeto que, segundo o autarca, “será um acervo dinâmico e riquíssimo de informação, tanto na ótica do cidadão comum, como de informação técnica na ótica profissional”.

PUBLICIDADE

publicidade

O plano de ação do Viseu Património, lançado no ano passado, durará oito anos e abre a possibilidade de uma eventual classificação junto da UNESCO como Património da Humanidade.

Almeida Henriques disse que o ‘site’ hoje apresentado marca “a passagem da primeira para a segunda fase do Viseu Património, que se iniciará até ao primeiro trimestre de 2018”.

PUBLICIDADE

O autarca frisou que o facto de ter a disponibilidade de Raimundo Mendes da Silva para continuar a acompanhar e a coordenar cientificamente o projeto na segunda fase que se segue nos próximos dois anos é, para si, “uma grande garantia” de sucesso.

Segundo Almeida Henriques, durante a primeira fase, 30 investigadores colaboraram com o Viseu Património e estiveram envolvidas nove instituições de ensino superior nacionais.

viseu

No âmbito da iniciativa “Freeze Viseu” foram caracterizados 495 edifícios do centro histórico, estando já registados 99 mil dados. Foi avaliado o estado de conservação de 172 fachadas e 26 edifícios considerados “especialmente relevantes”, que foram “caracterizados exaustivamente, nos planos estrutural e de interiores”, afirmou.

O autarca disse ainda que foram inspecionadas, com recurso a ‘drones’, coberturas de 299 edifícios e avaliado o estado de conservação de 180 delas.

“A segunda fase do projeto Viseu Património será uma transição natural, uma vez que muitos trabalhos terão continuidade”, referiu.

Almeida Henriques exemplificou com a agenda de investigação patrimonial, a carta patrimonial, o memorando de boas práticas para a reabilitação no centro histórico, a “indispensável revisão do regulamento municipal de urbanismo” e o “acompanhamento especializado de projetos de reabilitação”.

“Iremos também intensificar as ações de envolvimento da comunidade técnica e da população neste projeto”, acrescentou.

Segundo o autarca, “este ‘site’ é um primeiro passo, a que se seguirão a criação do serviço educativo escolar para o património e também o lançamento de uma linha editorial de manuais técnicos”.

Raimundo Mendes da Silva justificou a importância do ‘site’ com o facto de, “num trabalho que tem objetivos de longo, médio prazo”, haver necessidade de “ir encontrando maneiras de comunicar com os diferentes públicos”.

“É necessário nesta fase porque, ao fim de um ano de trabalho de campo, os dados recolhidos, a perspetiva sobre o centro histórico de Viseu, essa quantidade de informação e o fascínio da informação recolhida precisam de divulgação e de recolher a sensibilidade das pessoas”, acrescentou.

José Raimundo Mendes da Silva, 56 anos, Engenheiro Civil,  Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Curador da Candidatura a Património Mundial da UC,  antigo Pró-Reitor da Universidade de Coimbra, foi o número 2 da coligação PSD/MPT/PPM na Câmara de Coimbra, de onde saiu dois meses depois de ter sido eleito.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE