Coimbra

Râguebi da Académica faz placagem à Câmara por causa do Estádio Sérgio Conceição

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 25-08-2025

Imagem: Facebook AAC RUGBY

A Secção de Râguebi da Associação Académica de Coimbra (SR AAC) manifestou esta segunda-feira, 25 de agosto, preocupação com o protocolo que a Câmara Municipal de Coimbra vai votar para a cedência da gestão do Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro, à Associação de Futebol de Coimbra (AFC).

Em comunicado divulgado na sua página oficial, a Direção da SR AAC afirma ter sido “surpreendida” com a preparação do protocolo sem que tivesse sido chamada a participar ou informada sobre o processo.
A direção considera “altamente lesiva” para o râguebi e para o desporto da cidade a eventual concretização do acordo, alertando que o regulamento em vigor atribuía prioridade de utilização do Estádio à secção.

Segundo a SR AAC, o documento não garante os atuais direitos de utilização e poderá, no prazo de quatro anos, deixar de assegurar qualquer garantia de acesso ao recinto. A associação lembra ainda que o Râguebi da Académica, prestes a celebrar 70 anos em 2025, é atualmente a única modalidade coletiva de Coimbra a competir na 1.ª Divisão Nacional.

PUBLICIDADE

O protocolo, válido por 30 anos, prevê a passagem da gestão do Estádio Sérgio Conceição para a AFC, que ficará responsável pela dinamização do futebol distrital, organização de competições oficiais e instalação de uma futura academia de futebol, equipada com novos espaços de apoio.

Apesar disso, o Município de Coimbra assegura que o acordo salvaguarda a utilização do espaço por outras entidades locais, incluindo a SR AAC e o Clube União 191, bem como a realização dos tradicionais torneios Mendes Silva e Jorge Lemos. A autarquia mantém também a possibilidade de ceder o Estádio para outros eventos desportivos, culturais ou musicais.

A votação do protocolo está agendada para a reunião de Câmara desta segunda-feira, 25 de agosto, às 15:00.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE