A Radiologia de Intervenção, integrada no Serviço de Imagem Médica da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, foi distinguida com a acreditação IASIOS (International Accreditation System for Interventional Oncology Services), um reconhecimento internacional que confirma o cumprimento dos critérios essenciais das Normas de Garantia de Qualidade em Oncologia da CIRSE (Cardiovascular and Interventional Radiological Society of Europe).
Os Padrões de Garantia de Qualidade da CIRSE em Oncologia definem os mais elevados requisitos para o tratamento e cuidado dos doentes, assegurando a segurança, a eficácia e a eficiência dos procedimentos clínicos utilizados na radiologia de intervenção oncológica. Esta certificação avalia todo o processo de diagnóstico e tratamento, desde a preparação até à execução e acompanhamento dos doentes, garantindo a aplicação das melhores práticas internacionais.
PUBLICIDADE
De acordo com Paulo Donato, diretor do Serviço de Imagem Médica da ULS de Coimbra, “esta certificação, obtida pela Radiologia de Intervenção da ULS de Coimbra no tratamento oncológico, é muito significativa, até porque há apenas 40 centros de Radiologia de Intervenção certificados em todo o mundo, e nós somos o segundo centro a ser certificado em Portugal”. O responsável sublinha ainda que “este sistema de certificação, promovido pela Sociedade CIRSE, tem por base as boas práticas, os tratamentos realizados e a formação médica especializada”.
Também Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, destacou o trabalho e a dedicação da equipa: “A equipa da Imagem Médica da ULS de Coimbra tem demonstrado uma dedicação excecional aos cuidados centrados no doente, bem como à melhoria contínua da qualidade, e esta certificação é um reflexo desse trabalho, esforço e mérito”.
O dirigente acrescenta ainda que “esta certificação é mais uma prova da excelência do Serviço Nacional de Saúde em Coimbra”, reforçando o papel de liderança e inovação da instituição no panorama nacional da saúde.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE