Crimes

Radiografias e gazuas estão entre os principais métodos de assalto. Tenha cuidado!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-07-2021

De acordo com dados recolhidos pela Central de Receção e Monitorização de Alarmes (CRMA) da Securitas Direct, empresa líder na proteção de pessoas e pequenos negócios, é nos meses de verão que se regista uma maior concentração das incidências de assalto ou tentativas de assalto a empresas ou habitações particulares. Em 2020, a empresa detetou um aumento de 9% de assaltos ou tentativas de assaltos nos meses de junho, julho e agosto, comparativamente ao trimestre anterior. A ausência dos proprietários neste período, por motivo de férias, é o principal motivo associado.

PUBLICIDADE

Quais os métodos mais utilizados?

Segundo a Securitas Direct, um dos métodos mais utilizados pelos intrusos para entrarem indevidamente em casas ou empresas é o deslizamento de radiografias ou similares em fechaduras apenas trancadas com o trinco. O bumping, caracterizado por um golpe seco com um martelo numa chave introduzida previamente na fechadura de forma a fazê-la saltar, é também uma das técnicas mais utilizadas para arrombamento de portas. As gazuas, chaves mestre que manipulam os sistemas internos de bloqueio do cilindro é outra das técnicas referenciadas pela Securitas Direct. 

PUBLICIDADE

O sistema de segurança ideal 

O sistema de segurança ideal é o que combina elementos físicos com elementos eletrónicos. Os elementos físicos são todos aqueles que fazem o intruso investir tempo para aceder à casa ou empresa, ou que o obrigam a fazer barulho para derrubar barreiras como fechaduras, portas blindadas, barras, deixando-o mais exposto. Os elementos eletrónicos são sobretudo dissuasores e, caso o intruso decida aceder à propriedade, o forcem a abandoná-la. O ZeroVision da Securitas Direct é um exemplo destes dispositivos, na medida em que é o único alarme no mercado com um sistema que, através da propagação de uma cortina de fumo, gera uma situação de visibilidade nula em caso de intrusão, impedindo os assaltantes de ver e forçando-os a abandonar as instalações de imediato. É o único alarme no mercado que tenta impedir fisicamente um roubo.

PUBLICIDADE

publicidade

O sistema Sentinel da Securitas Direct permite a deteção e inibição de frequências eventualmente utilizadas pelo intruso, enviando um alerta à Central de Alarmes através de uma rede ATN exclusiva da Securitas Direct e impossível de inibir, para ativar o protocolo de ação correspondente. Já os detetores Shock Sensor da Securitas Direct são dispositivos wireless que ativam o alarme quando se tenta abrir ou manipular um acesso protegido, como uma porta ou uma janela.

Adicionalmente, e com o objetivo de promover a proteção integral, a Securitas Direct lançou este ano o Guardian Verisure, o primeiro serviço disponível em Portugal que protege as pessoas em qualquer parte, dentro ou fora de casa. O Guardian Verisure é um serviço de assistência imediata, disponível na aplicação móvel MyVerisure da Securitas Direct, através do qual os clientes podem solicitar assistência em qualquer local, 24 horas por dia, para qualquer emergência.

Recomendações para proteger a habitação em período de férias

Para os assaltantes, uma casa desocupada é uma casa desprotegida. Desta forma, a Securitas Direct partilha algumas recomendações a adotar, ao ausentar-se nas férias:

  1. Evitar que potenciais intrusos monitorizem os seus hábitos.
  2. Não deixar as janelas abertas. É muito importante verificar se todas as entradas da casa estão completamente fechadas antes de partir para uma viagem.
  3. Verificar o estado das fechaduras. As fechaduras das janelas e portas tendem a deteriorar-se com o tempo. Ao verificar a fechadura está a reforçar a segurança da sua casa para quando estiver fora durante o Verão. E feche sempre a porta à chave.
  4. Não publicar informações das férias nas redes sociais. Isso evitará dar pistas sobre viagens e ausências a potenciais ladrões. 
  5. Não deixar objetos de valor visíveis do exterior da casa, pois um objeto de alto custo visível do exterior da casa pode aumentar a tentação dos ladrões.
  6. Deixar uma aparência de casa habitada, tal como uma persiana. O ideal será ter um sistema automatizado que acenda e apague as luzes durante o dia e a noite. É também importante desviar as chamadas para o telemóvel: um telefone fixo que não para de tocar significa ausência de pessoas na casa. 
  7. Assegurar a iluminação exterior durante a noite. Ter algum ponto de luz externa reduz o risco de roubo.
  8. Não esquecer de ligar o sistema de alarme ou de videovigilância durante as férias. Em alternativa, pedir a alguém próximo para visitar a casa durante as férias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE