As comemorações dos 40 anos da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), sob o lema “Que Lindo Serviço”, chegam ao fim no próximo dia 21 de março com um concerto no Teatro Académico de Gil Vicente.
PUBLICIDADE
O momento marca o encerramento da programação comemorativa iniciada no final de fevereiro e traz, pela primeira vez a Coimbra, o projeto KIK, formado por Jonathan Uliel Saldanha e João Pais Filipe. A atuação está marcada para as 21:30 e surge a convite da estação universitária, reforçando a sua aposta na divulgação de música nacional em registos mais alternativos e experimentais.
PUBLICIDADE
Conhecidos no panorama da música experimental em Portugal, os dois músicos apresentam o projeto KIK, onde exploram uma abordagem sonora que cruza eletrónica contemporânea, percussão e experimentação industrial. Em destaque estará o álbum Nightshift (2025), descrito como uma experiência imersiva que se move entre o físico e o abstrato, evocando ambientes sonoros densos e atmosféricos.
Mais do que um concerto tradicional, o espetáculo propõe uma escuta atenta e detalhada. A dupla define KIK como um ambiente sonoro onde “o diabo está nos detalhes”, convidando o público a mergulhar numa experiência sensorial que oscila entre momentos de tensão, repetição e transformação constante.
Com influências da música de club, mas reinterpretadas de forma não convencional, o projeto apresenta temas que desafiam a lógica da dança, alternando entre estruturas rítmicas inesperadas e passagens mais imersivas. A atuação, num formato de sala sentada, promete proporcionar uma relação mais analítica com a música, sem perder a intensidade performativa.
O álbum Nightshift, lançado a 28 de novembro de 2025 pela editora portuense Horror Vector, serve de base a este espetáculo que encerra quatro décadas de atividade da RUC, numa celebração que alia memória, inovação e experimentação sonora.
PUBLICIDADE