A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na reunião desegunda-feira, 26 de maio, a abertura de um concurso público para a primeira fase da requalificação da Praça Mestre Pêro e da Rua Filipe Terzi, na urbanização da Quinta D. João.
A obra na Quinta D. João inclui a renovação das faixas de rodagem, requalificação de estacionamentos, construção de passeios e pavimentos pedonais, além de nova sinalização horizontal e vertical.
Relativamente ao estacionamento, atualmente existem 79 lugares nas duas vias — 11 na Rua Filipe Terzi e 68 na Praça Mestre Pêro. Após a intervenção, esse número sobe para 90, com a redução de um lugar na Rua Filipe Terzi e o aumento de 12 na Praça Mestre Pêro.
PUBLICIDADE
O projeto foi aprovado em fevereiro deste ano com um valor inicial de 786 mil euros, mas a estimativa foi revista em alta devido à ausência de propostas em concursos recentes com preços base insuficientes. O financiamento inclui uma comparticipação de 268 mil euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), aprovada em dezembro de 2023, para promoção de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.
O prazo de submissão de propostas será de 21 dias a contar da data indicada no anúncio a publicar em Diário da República. A Câmara prevê investir 400 mil euros em 2025 e os restantes 591 mil euros em 2026.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE