Extra
Quilhõezinhos de São Gonçalo e maminhas de freira: As receitas portuguesas mais marotas que vai conhecer
As receitas portuguesas podem ser picantes, não pela pimenta usada, mas pelos nomes sugestivos que levam a que estes pratos fiquem conhecidos em todo o país. Punheta de bacalhau, caralhotas e maminhas da freira. Conheça algumas das receitas mais marotas da culinária tradicional portuguesa.
Um dos primeiros pratos é Punheta de Bacalhau, uma tentação muito apreciada entre os portugueses. Para esta receita vai precisar de 3 postas de bacalhau demolhadas, 1 cebola, 3 dentes de alho, coentros, azeite, vinagre, sal e pimenta.
PUBLICIDADE
Comece por limpar as postas de bacalhau. Depois descasque a cebola e os dentes de alho, pique os coentros a gosto, junte o bacalhau, a cebola e os alhos e envolva tudo. No fim, basta temperar com sal, pimenta e regar com azeite e vinagre a gosto, escreve o site Teleculinária
As caralhotas são outro prato com um nome um tanto curioso. Trata-se de um pão tradicional de Almeirim, conhecido pela sua crosta crocante e miolo macio. Nesta sequência temos os quilhõezinhos de São Gonçalo, uns bolos de trigo vendidos na feira de São Gonçalo, em Amarante.
As receitas com nomes não tão usuais não param por aqui. Temos ainda as maminhas de freira, um doce conventual conhecido pela sua delicadeza e feito à base de ovos e amêndoa. Para replicar este doce em casa vai precisar de 500 gramas de açúcar, 250 gramas de farinha de arroz, 1 peito de frango cozido, 750 mililitros de leite e casca de laranja.
De acordo com o site Teleculinária, tem de começar a pré-aquecer o forno a 220º graus. Enquanto isso, pique muito bem o peito de frango, até parecer farinha, e depois coloque num tacho com os restantes indicados. Deixe cozinhar tudo por cerca de oito minutos ou até engrossas. No fim, retire a casca de laranja, coloque o creme num saco de pasteleiro e forme montinhos dentro de pratinhos de barro. Leve ao forno para gratinar, deixe arrefecer e sirva.
A última receita desta lista são os Pitos de Santa Luzia, a receita ideal para cozinhar em casa e encantar os convidados. Nesta receita vai precisar de 500 gramas de doce de abóbora, 350 gramas de farinha, 75 gramas de banha, 50 gramas de açúcar, 12 gemas,100 mililitros de leite, farinha para polvilhar e papel vegetal.
Comece por colocar as gemas e o doce de abóbora num tacho e leve ao lume mexendo até engrossas. Quando estiver pronto, retire e coloque numa tigela e deixe arrefecer. Em outra tigela, misture a farinha com o açúcar, a banha e o leite e amasse até obter uma massa maleável. Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte aos quadrados. Depois coloque o recheio de abóbora no centro e feche, juntando no topo as quatro pontas da massa.
Disponha os pastéis num tabuleiro, forrado com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 20 minutos.
Related Images:
PUBLICIDADE