Política
“Quero uma cidade empática e segura para todos”! Maria Lencastre é candidata do Chega à Câmara de Coimbra

Maria Lencastre é a candidata do partido Chega à Câmara Municipal de Coimbra, cuja apresentação oficial decorreu esta segunda-feira, 7 de julho, no Hotel D. Luís.
Em declarações ao Notícias de Coimbra, Maria Lencastre afirmou que a sua candidatura nasce de 27 anos de experiência em serviço social e de uma crescente insatisfação com a forma como a cidade tem sido gerida. Segundo a candidata, Coimbra tem sido alvo de arrogância e prepotência, defendendo que “as câmaras têm de ser próximas dos cidadãos e empáticas. Política é serviço, e estar na Câmara é servir as pessoas”.
Entre as prioridades da candidatura, Maria Lencastre destacou a área do ambiente, lançando um apelo direto ao atual presidente da Câmara para que suspenda o abate de árvores até às eleições autárquicas de 12 de outubro. “Não tem o direito de cortar mais nenhuma árvore. Os cidadãos assim o entendem”, afirmou.
PUBLICIDADE
Defende ainda uma cidade mais amiga das crianças, com jardins cuidados, uma alimentação escolar de qualidade e a gratuitidade dos livros de exercícios, que considera essenciais.
A candidata abordou também a questão dos sem-abrigo, criticando o atual modelo de resposta, que, segundo ela, consiste em retirar estas pessoas da cidade, impedindo-lhes o acesso a uma cama e a uma refeição quente. Para Lencastre, “não é a solução atual que resolve a situação” e sublinha a importância de “empatia e carinho pelas pessoas”.
No que diz respeito à segurança, considera urgente o regresso da segunda equipa de intervenção rápida da PSP e lamenta que a cidade já não seja tão segura como no passado. “Saía da Via Latina às cinco da manhã e ia para casa a pé. Hoje, isso não é possível. Há medo, há insegurança”, referiu, apontando ainda preocupações com a presença de indivíduos que, segundo diz, causam inquietação na via pública.
Sobre a atual liderança da autarquia, foi perentória: “Vejo um presidente arrogante, prepotente, que acha que os cidadãos são burros e é incapaz de ouvir uma opinião diferente”.
Por fim, destacou como tema urgente do seu programa o problema do estacionamento no CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. “É inconcebível que alguém venha da Covilhã para uma consulta e não tenha onde estacionar. Não é aceitável sugerirem que deixem o carro fora da cidade e venham de táxi. Muitas dessas pessoas são idosas e não sabem sequer onde ficam esses parques”, afirmou.
Maria Lencastre apresentou-se como uma candidata que quer uma cidade para todos, para quem cá vive, para quem cá estuda e para quem visita Coimbra, seja por turismo ou por necessidade médica.
“Quero uma cidade mais segura, mais limpa, mais empática e mais saudável. Quero retomar o terceiro lugar que Coimbra já teve. É isso que eu quero e é isso que vou conseguir, porque eu vou ganhar.”, afirma.
Veja o direto do Notícias de Coimbra:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE