Economia

Queres ser empreendedor? Arranja um Mentor

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-06-2014

O Conselho Empresarial do Centro (CEC) quer apostar em mentores para ajudar jovens empresários, com o objetivo de agilizar o processo de financiamento e combater o abandono de projetos, afirmou hoje o presidente da instituição, em Coimbra.

PUBLICIDADE

O projeto “Mentor – Rede de Apoio ao Empreendedorismo” envolve o acompanhamento e aconselhamento de dois mentores por projeto de jovens entre os 18 e os 35 anos, estando já reunidas 40 “individualidades, empresários ou gestores de topo”, que se disponibilizaram para integrar a iniciativa do CEC, informou José Couto, presidente do conselho empresarial.

“A maior dificuldade que os jovens apresentam é a capacidade de transformarem a ideia num projeto empresarial” e de conseguirem “encontrar a melhor forma de financiamento” para o projeto, observou José Couto, considerando que a equipa de mentores permite que estes empreendedores testem uma prova de conceito e materializem a ideia de negócio.

PUBLICIDADE

Neste âmbito, os mentores poderão ajudar “a definir um rumo, a criar o projeto, a determinar o seu valor ou o seu segmento de mercado”, assim como a definir qual a melhor forma de se financiarem, acrescentou.

O presidente do CEC salientou que a fase de transformação de um projeto em empresa é “uma fase importante que pode determinar a desistência” do mesmo e em que “pouca gente acredita na ideia a não ser” os jovens que a desenvolveram.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto “Mentor”, que durante os últimos seis meses esteve em fase de envolvimento de mentores, está já a apoiar “cerca de 14 ou 15 empreendedores jovens”.

José Couto salientou ainda que o CEC pretende disponibilizar a iniciativa a todas as “start-up” da Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC), querendo alargar para 60 o número de mentores até ao final do ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE