Saúde

Quer viver mais anos? A resposta pode estar na sua escova de dentes

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 20 minutos atrás em 18-02-2026

Imagem: depositphotos.com

Especialistas em saúde oral afirmam que manter uma higiene dentária rigorosa — incluindo escovar os dentes três vezes por dia — pode ter efeitos importantes na saúde geral e até prolongar a vida. Esta mensagem foi reforçada recentemente num encontro científico internacional nos Estados Unidos.

De acordo com investigadores apresentados na conferência anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS), citado pela EuroNews, o cuidado com os dentes e as gengivas está fortemente ligado à prevenção de diversas doenças sistémicas — que vão muito para lá das cáries ou da gengivite.

Os especialistas explicam que a placa bacteriana e as infecções na boca podem migrar para o sangue e desencadear inflamação em outras partes do corpo, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 50 condições graves, como demência, artrite, doenças cardiovasculares ou diabetes. Embora ainda não exista evidência científica definitiva de causalidade, os dados apresentados sugerem uma forte associação entre boa higiene oral e um menor risco de doenças crónicas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os peritos, a escovagem frequente ajuda a controlar a periodontite — uma forma grave de doença gengival — que está entre os principais fatores de risco para inflamação sistémica.

Os especialistas recomendam: escovar os dentes de manhã, depois do almoço e à noite antes de dormir, realizar consultas dentárias regulares e limpezas profissionais e usar escovas eléctricas e limpar a língua, que também acumula bactérias.

Além da escovação, um estilo de vida saudável — como uma alimentação equilibrada e visitas regulares ao dentista — continua a ser essencial para proteger a saúde bucal e geral.

Esta abordagem mais integrada à higiene oral surge como uma possível forma de reduzir o impacto de doenças crónicas e aumentar a qualidade de vida ao longo dos anos.