Cidade

Quer visitar o Panteão Nacional?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-01-2017

 

PUBLICIDADE

As visitas guiadas propostas pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) têm suscitado um crescimento de público que nelas participa a que não é alheio a aposta do Município no aumento da qualidade destas atividades culturais e sua diversificação.

Para o ano de 2017 estão desde já programadas cerca de 70 visitas, incluindo cinco circuitos completamente novos e oito em que o itinerário foi modificado e melhorado.

PUBLICIDADE

Estas 70 visitas constituem o que se poderá designar por oferta base da CMC a este nível. Na verdade, o número total de visitas será maior ao longo do ano, uma vez que a estas sete dezenas há que somar aquelas que são solicitadas à CMC e as que vão ser propostas por ocasião de variados eventos, como é o caso das Festas da Cidade ou a Páscoa, por exemplo.

Entre os novos circuitos previstos, contam-se Mosteiro de Santa Cruz: da Fundação de Portugal a Panteão Nacional; Praças, Largos e Terreiros; Arquitetura Tumular no Cemitério da Conchada; A Inquisição em Coimbra; e Do Revivalismo ao Modernismo.

PUBLICIDADE

publicidade

Já a lista de circuitos que este ano ganham um novo itinerário engloba: A Lenda de Pedro e Inês; A Cidade Universitária e o Estado Novo; Fontes de Coimbra; Da Sereia a Santa Cruz; Rua da Sofia; Da Portagem à Praça 8 de Maio; Da Praça 8 de Maio ao Pátio da Inquisição; e A Alta Universitária e os seus Colégios.

unnamed (29)

No dia 26 de janeiro, pelas 15:00, pode participar na vista “Mosteiro de Santa Cruz: da Fundação de Portugal a Panteão Nacional”

Terá um visita guiada sobre a criação e a evolução desta casa monástica, relacionando-a com o desenvolvimento de Portugal, desde a sua fundação até à atualidade.

Obra marcante pela afirmação da independência de Portugal, local de repouso dos fundadores do Reino e onde se conjugam diferentes estilos arquitetónicos, executados por artistas, dos mais conceituados nas diferentes épocas, centro de uma intelectualidade excecional e única no panorama nacional, levando o visitante a percorrer a História de Portugal e da cidade.

Este itinerário pretende preservar, na memória coletiva, a importância e relevo que Coimbra teve na reconquista cristã e na formação da nacionalidade e identidade de um povo, e dar a conhecer aspetos menos conhecidos deste espaço nacional único, classificado como património mundial pela UNESCO.

As visitas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239702630). As visitas têm o seu início às 15h00. Todas as entradas pagas são da responsabilidade dos participantes, que são devidamente informados dessa circunstância.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE