Cidade

Quer visitar o Panteão Nacional? Vá com a Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 11-04-2015

A Câmara Municipal de Coimbra promovevisitas orientadas ao Panteão, no intuito de consolidar o elo de ligação entre a população e a história da cidade, das instituições e do país, dando a conhecer a vida dos dois primeiros reis de Portugal e o património artístico e arquitetónico que envolve o Mosteiro de Santa Cruz.

PUBLICIDADE

SANTA CRUZ

A iniciativa aborda temas relacionados com o enquadramento legal do Panteão Nacional, a importância que teve, para Coimbra, a Primeira Dinastia (de D. Afonso Henriques a D. Dinis), o significado do Mosteiro de Santa Cruz enquanto centro de intercâmbio cultural e religioso europeu, um breve apontamento sobre a Maneirista Arte Tumular, com ênfase na exploração dos Túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I, bem como a respetiva descrição heráldica e artística do monumento e uma abordagem a alguns momentos marcantes para a arte e história do edifício, da cidade e da nação.

PUBLICIDADE

As visitas orientadas ao Panteão Nacional constituem uma atividade enriquecedora para os munícipes, estudantes dos diversos ciclos de ensino, utentes de instituições de solidariedade social, turismo sénior e outros turistas que visitam a cidade de Coimbra.

VISITAS:
18 de abril (15h00) *Visita integrada na programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
21 de abril (15h00)
05 de maio (15h00)
22 de maio (15h00)

PUBLICIDADE

publicidade

Na programação dos roteiros habituais, destacam-se as seguintes visitas-guiadas (neste caso, com uma novidade – Conhecer a Heráldica da Cidade*):  

Dia 13 de abril, Vivências nos Jardins – Jardim Botânico (15h00)
Dia 16 de abril, À Descoberta da Baixa de Coimbra (15h00)
Dia 18 de abril, Conhecer a Heráldica Municipal (10h00)
*visita guiada, integrada nas Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, pretende dar a conhecer a história do brasão da cidade de Coimbra, baseado em representações do mesmo existentes na cidade, nos mais variadíssimos suportes: átrio dos Paços do Concelho, Rua Visconde da Luz, Arco de Almedina, Travessa da Couraça de Lisboa, Largo da Portagem e Parque Dr. Manuel Braga. 
Dia 24 de abril, Rainha Santa Isabel (15h00)
Dia 29 de abril, Coimbra, Um Outro Olhar (15h00)

Inscrições obrigatórias para todas as visitas: Casa Municipal da Cultura _ telef. 239 702 630
Público-alvo: todas as faixas etárias (individual/grupos)
Número mínimo de participantes: 6
Limite de participantes: 30

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE